Fechar
Buscar no Site

Maranhão melhora nível de transparência de compras emergenciais no Ranking de Transparência no Combate à COVID-19

Um mês após o lançamento, a Transparência Internacional – Brasil divulgou nesta segunda-feira a primeira atualização do Ranking de Transparência no Combate à COVID-19. Os níveis de transparência sobre contratações emergenciais no enfrentamento da pandemia de 26 estados brasileiros e suas capitais, além do Distrito Federal, foram reavaliados e mostraram que governadores e prefeitos sentiram a pressão da sociedade e reagiram. A escala do ranking vai de zero a 100 pontos, na qual zero (péssimo) significa que o ente é avaliado como totalmente opaco e 100 (ótimo) indica que oferece alto grau de transparência.

O Maranhão teve alta de 13 pontos ante a primeira avaliação, para 86 pontos. Com isso, o nível de transparência para compras emergenciais do estado deixou para trás a avaliação “bom” e passou a “ótimo”.

Entre as capitais, São Luís avançou 2 pontos, totalizando 43. Desta maneira, seu nível de transparência em compras emergenciais manteve a avaliação “regular”.

Doze estados e 15 capitais abandonaram uma avaliação de “regular” a “péssima” e passaram para as categorias “bom” e “ótimo”. Espírito Santo, entre os estados, e João Pessoa, entre as capitais, consolidaram sua liderança no comparativo, melhoraram ainda mais e atingiram a pontuação máxima: 100 pontos. Hoje, entre as administrações públicas avaliadas, não há mais nenhuma cujo nível de transparência é classificado como péssimo. Não existe também mais nenhum estado avaliado como “ruim”. Quanto às capitais, nove delas tinham transparência classificada como “ruim” no ranking anterior e hoje isso ocorre com apenas uma – Porto Velho.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens