Fechar
Buscar no Site

Mais de 15 mil pessoas vão às ruas de São Luís em manifestação histórica

Mais de 15 mil pessoas voltaram a ocupar neste sábado as ruas do centro histórico de São Luís (MA) para protestar contra a corrupção, a PEC 37 e a falta de investimentos na saúde, educação e segurança. A manifestação batizada de Acorda Maranhão teve concentração na Praça Maria Aragão, no centro da cidade, de onde partiu às 15 horas para o Palácio dos Leões, sede do governo do estado, exibindo cartazes e gritando palavras de ordem em sua maioria contra a família Sarney.

– Sarney, ladrão, devolve o Maranhão !

Nem mesmo a forte chuva e o grande aparato policial dispersou o movimento que foi impedido de se aproximar do Palácio dos Leões.

Após deixarem a Praça Pedro II os manifestantes, que também exigiram da administração municipal investimentos na mobilidade urbana e melhorias nos serviços de transporte, se dirigiram e interditaram a Ponte José Sarney, que liga o centro histórico à área moderna da cidade, onde rebatizaram a ponte como Ponte da Juventude.

– Aqui no Maranhão, tudo tem o nome Sarney. Hospital, escola, prédios públicos. Estamos agora retomando para o povo o que é do povo – disse a estudante Suely Costa, 22 anos.

O deputado maranhense Lourival Mendes (PT do B), autor da PEC 37, também foi alvo de protestos.

– Ele não nos representa, e só nos envergonha – disse o estudante Carlos Alberto Guimarães.

– Um, dois, três, quatro cinco mil, ou para a PEC, ou paramos o Brasil – gritavam os manifestantes.

Vozes das ruas

Com gritos de “Sarney ladrão devolve o Maranhão”, “Fora Roseana”, “Fora Sarney” e “ei Sarney, vai tomar no c…” os manifestantes, de forma pacífica, seguiram o roteiro Praça Maria Aragão, contornaram a Praça Gonçalves Dias, pegaram a Avenida Beira-Mar, subiram a Rua do Egito e se dirigiram até o Palácio dos Leões.

Ao longo de todo o percurso as palavras de ordem foram contra corrupção e principalmente contra a oligarquia Sarney, que há quase cinco décadas comanda o estado e o levou aos piores indicadores sociais. O Maranhão ainda ocupa vergonhosamente o status de um dos estados mais pobres e miseráveis de nação. O coro mais cantado pela massa de estudantes e trabalhadores foi “Sarney ladrão devolve o Maranhão”.

Operação de guerra

Pelo menos uma centena de policiais, entre civis e militares, estavam envolvidos na operação de guerra montada para defender as dependências do Sistema Mirante de Comunicação.

Embora em nenhum momento o movimento “Acorda, Maranhão” tenha cogitado protestar na frente da emissora – que passou a semana chamando os manifestantes de vândalos -, pelo menos 100 policiais com armamento pesado, 10 viaturas, um ônibus, o helicóptero do Grupo Tático Aéreo e a tropa de choque da Polícia Militar foram destacados para guardar o patrimônio da governadora Roseana Sarney – dona da TV Mirante.

Além de todo o equipamento de segurança pública à disposição, a Mirante também contratou 10 seguranças particulares que foram distribuídos ao redor do prédio da emissora. (Com informação dos blogues do Garrone, Marrapá e Jorge Vieira)

foto 1 manifesto

foto 2

foto 3

armaria Sarney Kamaleão

Foto: Kamaleão

foto 5

foto 6

foto 7

foto 8

foto 9

foto 10
foto 11

oligarquia

1044302_265690166905878_1102078444_n

Renatinho

1039833_487141198028735_82552525_o

Foto: Kamaleão

994148_548543378541923_1501610948_n
1049229_589357204419123_2091865680_o
Foto: site Kamaleão

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

10 respostas para “Mais de 15 mil pessoas vão às ruas de São Luís em manifestação histórica”

  1. Carlos Eduardo disse:

    Agora Marco D’eça ta com um papo furado de que não faz sentido falar de um Senador do Amapá… Cada uma!

  2. Anseio disse:

    Existiam outros cartazes que colocam tanto o ESTADO COMO A FREFEITURA como responsável pelas políticas publicas. A lente da esquerda cega, sega rsrs so enchergou os antisarney.

  3. samull disse:

    seu blogueiro mentiroso e propineiro safado

    Resposta: Diga onde está a mentira? Prove onde há propina!

  4. Martony disse:

    opinião do pessoal do marafolia sobre os protestos: https://www.facebook.com/eryck.malheiros/posts/525669677498761

  5. André Soares disse:

    Temos que pedir coisas imediatas, como por exemplo, enxugar os gastos, Vocês sabiam que Holandinha tem o 2º maior salário do Brasil, ‘míseros’ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) ? Force-o a começar pela redução do próprio salário, em pelo menos 40%, só isso aí seria uma economia de 120.000,00 por ano, durante quatro anos seria mais de MEIO MILHÃO DE REAIS, contanto o 13º salário.

    Vocês sabiam que Roseana Sarney, ganha mais de 15.000,00 (quinze mil reais)

    Isso também serve para os vereados, em percentual menor, Deputados e Afins.

    Fim dos 13, 14 salários, ISSO MESMO. 13º TAMBÉM, esses caras NÃO SÃO funcionários públicos. SÃO NOSSOS FUNCIONÁRIOS, e eu não sou a favor de pagar 13 pra essa corja.

    Fim do auxilio moradia, porra, os caras moram aqui e ainda querem auxilio moradia ? Vemos o exemplo de Manoel Ribeiro, ele teve A CARA DE PAU de dizer que tem 13, sei lá quantas casas e mora em todas, e ainda acha certo receber o auxilio moradia. Isso tem que acabar.

    Fim do auxilio moradia para Juizes que tem residência própria na Comarca onde trabalham, serve também para Desembargador.

    Reajustes salariais para Vereados, deputados, Governador, e toda classe política, somente duas vezes a CADA MANDATO, MAIS UMA VEZ, ESSES CARAS SÃO NOSSOS FUNCIONÁRIOS.

    Fim do famigerado ASPONE, Assessor de Porra Nenhuma, ou como alguns chamam, Secretário Parlamentar, é um cara que não faz porra nenhuma, que fica nas “bases eleitorais” dos Deputados no intuito de angariar (comprar) votos para os próximos pleitos. Salários dessa corja pode chegar até a R$ 7.500,00 (SETE PAU E MEIO) só pra babar ovo, vejam o exemplo do Marco D’eça, blogueiro da Mirante, e ASPONE de Weverton Rocha.

    Maior reajuste salarial para Profissionais de Educação, Saúde e Policias, MILITAR e Civil.

    Temos que nos ater a coisas mais rápidas e de grande impacto, esqueçamos esse papo genérico do eixo rio-são paulo. Olhemos para nossa realidade, esqueçam essa estória de FORA SARNEY, o cara ta lá no AMAPÁ, e Roseana, se quisermos ela saí ano que vem.

    Vocês sabiam que a renda média do Maranhenses é de apenas R$ 602,00 ?

  6. CAIO disse:

    John Cutrim,

    Acho que os manifestantes deveriam, inteligentemente, separar o joio do trigo, pois enquanto eles bradam contra a aprovação da tal PEC 37, fazendo coro ao que o ineficiente Ministério Público Estadual, comandado por uma analfa de pai e mãe, Sra. Regina Rocha, protesta. No Maranhão campeia a corrupção, o patrimonialismo do grupo Sarney que este mesmo Ministério Público de araque faz que não vê, porque não tem coragem e nem independência pra atual e se ver desatrelado dos detentores do poder maior no Maranhão.

    Por isso esses temas de protesto deveriam ser feitos em dias distintos. Com assuntos determinados para que os briosos manifestantes não acabem servindo de massa de manobras daqueles que por suas omissões históricas acabam sendo os verdadeiros culpados por esse julgo miserável da família Sarney no Maranhão.

    Outrossim, conclamo os manifestantes para que façam doravante protestos mensais organizados com temas distintos e subsequentemente fazendo as cobranças também sistemáticas às autoridades responsáveis.

  7. CAIO disse:

    John Cutrim,

    Acho que os manifestantes deveriam, inteligentemente, separar o joio do trigo, pois enquanto eles bradam contra a aprovação da tal PEC 37, fazendo coro ao que o ineficiente Ministério Público Estadual, comandado por uma analfa de pai e mãe, Sra. Regina Rocha, protesta. No Maranhão campeia a corrupção, o patrimonialismo do grupo Sarney que este mesmo Ministério Público de araque faz que não vê, porque não tem coragem e nem independência pra atuar e se ver desatrelado dos detentores do poder maior no Maranhão.

    Por isso esses temas de protesto deveriam ser feitos em dias distintos. Com assuntos determinados para que os briosos manifestantes não acabem servindo de massa de manobras daqueles que por suas omissões históricas acabam sendo os verdadeiros culpados por esse julgo miserável da família Sarney no Maranhão.

    Outrossim, conclamo os manifestantes para que façam doravante protestos mensais organizados com temas distintos e subsequentemente fazendo as cobranças também sistemáticas às autoridades responsáveis.

  8. Anseio disse:

    Pois é holandinha t salvo dos protestos. As pessoas estão quietas por que quem faz barulho é o povo da esquerda. Ai os Conselheiros Tutelares tão dos quietinhos, o CMDCA, ta silencioso so na defesa do Edivaldo. Então se nao houve protesto significativos pra pá prefeitura as pessoas estão concordando que o prefeito pode usar da violência e demitir um secretaria e ainda mandar revista-lo subentendo ao constrangimento. Isso pode, isso nao é violência institucional? E os bloqueios de esquerda so falam do sistema dos sarney. Cade o povo da cultura? O a cultura dos blocos tradicionais, as brincadeiras juninas prejudicados com a postur da prefeitura e ta tudo quieto, so o estado, faca me o favor nao e turma. Por que nao forAm impedir que o governador jackson lago fosse deportado do palácio pelo Lula, Sarney. Nao ficaram todos quitos. Falta ter mais empoleiraremos político e maturidade. Feliciano é ligado a quem, a Edivaldo Hoanda, quem são os apoiadores de Dilam so Rosanea, ou Idivaldo tb nao é. ACORDA GALERA!

    Resposta: E quem disse que não houve protestos contra Edivaldo? Aconteceram, também, só que em menor proporção.

  9. samuell disse:

    você sabe da mentira q eu estou falando o maranhão todo sabe q você e pago com dinheiro publico pra fala mal da família Sarney seu traira uma balinha de burracha perdida te ache ou uma pedrinha caia na sua cabecinha.

    Resposta: E desde quando foi diferente aqui?

  10. marco antonio disse:

    Concordo com o Caio quando diz que … “devemos fazer protestos mensais com pontuações definidas…”, pois não podemos deixar que isso seja apenas uma onda passageira. Os políticos maliciosos deixarão a poeira baixar e desde já preparam suas pautas para as eleições de 14, desprezando a opinião (verdadeira) pública. Chega de vândalos na administração e no dinheiro público! Parabéns juventude brasileira! Muitos ‘desses’ que julgam os manifestantes, no passado também foram às ruas lutar por direitos, mas hoje ‘mamam’ nas tetas dos nossos impostos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens