Fechar
Buscar no Site

Luis Fernando livra Roseana de vexame

O secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, salvou hoje a governadora Roseana Sarney de um grande vexame.

Imagem ilustrativa

No momento em que Roseana se reunia com o presidente e diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) na tarde desta quarta-feira, no Palácio dos Leões, para endividar o estado em mais R$ 10,5 bilhões, um movimento de quilombolas e moradores do residencial Eugênio Pereira (Paço do Lumiar) organizaram um protesto na frente do Palácio. Eles pediam a desapropriação da área e a garantia da dos títulos de terra de cerca de 700 famílias, que residem há mais de 7 anos no local.

Com faixas e cartazes, os manifestantes exigiam que a governadora interviesse no caso. Durante os discursos, muitos deles bastantes acalorados, os insurgentes fizeram muito barulho e não pouparam Roseana e seu governo de críticas.

“Dinheiro para escola de samba tem, mas para moradia, lazer e segurança não existe. É hora de darmos um basta nessa oligarquia que há tantos anos humilha e massacra a população”, disse um dos moradores residencial Eugênio Pereira. “Eu estou correndo risco de morte e se me assassinarem, como já fizeram com vários de companheiros nossos, a culpa é da governadora Roseana”, afirmou outro mais exaltado, ao revelar que estava nos últimos dias sendo ameaçado de morte por grileiros.

Enquanto isso, ao ser acionada para reprimir o movimento, a Polícia Militar, com o auxílio de várias viaturas, policias e seguranças da governadora cercaram o Palácio com gradeados de ferro, no sentindo de impedir o avanço dos manifestantes, e isolaram o local. Ninguém entrava e saia. Ao mesmo tempo, a reunião com os membros do BNDES continuava do lado de dentro. Pelo menos em tese, até que os moradores fossem embora e a passagem da comitiva do banco pudesse ser liberada, livrando assim Roseana de mais um constrangimento.

Foi então que, abruptamente, o chefe da Casa Civil, Luis Fernando, saiu a pé do Palácio e foi em direção dos revoltosos. Ao chegar, pegou o microfone e em seu pronunciamento, logo garantiu aos presentes que o governo iria intermediar uma solução para o impasse. “Seria uma desumanidade tirar vocês, pais de família, de onde estão. Nesse sentido, estou me colocando à disposição e garanto a vocês, de imediato, que o Estado não vai usar força policial para retirá-los de lá”, disse.

Em seguida, Luis Fernando explicou que as famílias terão o apoio do governo para regularizar as terras. “No caso de as terras serem da União, podemos entrar com um projeto de regularização fundiária. Portanto, posso afirmar aqui que vocês terão meu empenho pessoal numa solução para isso”, concluiu.

De início, ficou acertado uma reunião para a próxima segunda-feira, às 19 horas, no residencial Eugênio Pereira. Deliberado isto, os moradores decidiram por fim, naquele momento, ao movimento, poupando a governadora de um vexame junto à direção do BNDES. Luís Fernando adentrou ao Palácio com o semblante calmo e a sensação de dever cumprido. E Roseana pôde respirar aliviada.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens