Fechar
Buscar no Site

Luciano Leitoa lidera a disputa em Timon, com 56% de intenções de votos

Do Jornal O Estado do Maranhão

(00h02) O candidato a prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB), da coligação “Unidos Por Timon”, é o primeiro em intenções de votos no município de Timon, com 56% de intenções de votos. Os dados são da pesquisa Escutec/O Estado, divulgada ontem e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA 00092/2012. O levantamento tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto ouviu 400 pessoas nos dias 11 e 12 deste mês nas zonas rural e urbana da cidade.

Edivar Ribeiro (PMDB), da coligação “Para o Trabalho Continuar”, é o segundo na preferência do eleitorado. Ele tem 16,8% de intenções de votos. Terceiro colocado no levantamento, Alexandre Almeida (PSD), da coligação “Timon é Daqui Pra Frente”, que teve o seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral e entrou com recurso para se manter na disputa, aparece na terceira colocação, com 15,3% de intenções de votos.

O quarto colocado em Timon, segundo a pesquisa Escutec, é Miguel José Costa, o Costa (PSOL), com apenas 0,5% de intenção. Costa não é o único candidato a prefeito na cidade que não dispõe de coligação.

Ao todo, 11,5% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

No quesito, “independentemente de seu voto, quem você acha que será eleito prefeito de Timon?”, de resposta espontânea, Luciano Leitoa também leva larga vantagem sobre os demais, com 56% de indicações.

Edivar Ribeiro aparece com 14,8% e Alexandre Almeida com 9,8%. Neste tópico, o candidato ultraesquerdista Costa não pontuou. Não souberam ou não quiseram responder à pergunta 19,5% dos entrevistados.

Rejeição – Edivar Ribeiro é o candidato mais rejeitado do pleito, com 44% dos entrevistados contrários a sua eleição. Luciano Leitoa aparece logo em seguida, com 18,3% e Alexandre Almeida é o terceiro menos rejeitado, com 12,8% de indicações. Costa leva vantagem no quesito, por ter apenas 8,8% do eleitorado contrário a sua candidatura. Não souberam ou não quiseram responder 15% dos eleitores. Outros 1,3% afirmaram não votar em nenhum dos candidatos.

O levantamento do Instituto Escutec também quis saber como a população avalia as atuais administrações federal, estadual e municipal. A presidente Dilma Rousseff (PT) aparece com 85,8% de aprovação. A governadora Roseana Sarney (PMDB) tem apenas 33,8% de aprovação e 58,5% de desaprovação [7,8% não responderam] e a atual prefeita, Socorro Waquim (PMDB), tem 67,8% de rejeição a sua administração pública.

Mais

A pesquisa do Instituto Escutec ouviu 189 homens e 211 mulheres, num total de 28 bairros das zonas rural e urbana de Timon. Declararam ter estudado até a 4ª série do ensino fundamental 172 pessoas, ou 43% do total de entrevistados. Apenas 46 entrevistados, o que corresponde a 11,5% dos entrevistados, afirmaram estar estudando ou ter concluído o ensino superior.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens