Fechar
Buscar no Site

Ligando o desconfiômetro

Por JM Cunha Santos

Está dito no manifesto do PDT de apoio à reeleição do prefeito João Castelo que a administração da capital é estratégica para o controle da política estadual. Essa consciência deveria bastar para que os partidos de oposição reflitam sobre outra estratégia: a do grupo Sarney de chegar à Prefeitura de São Luís, mesmo que seja por meio de prepostos não identificados publicamente e, assim, manter o controle da política estadual.

Nada garante que seja, de fato, o senhor Washington Oliveira, do PT, o candidato do grupo Sarney à Prefeitura de São Luís. Tudo indica que, no máximo, a do vice-governador é mais uma, entre as diversas opções de apoio da cúpula que governa o Maranhão. Aliás, essa história de que a candidatura de Washington veio para reaproximar Sarney da cúpula nacional do PT e da presidente Dilma Rousseff é mais furada que tábua de pirulito. Não é Sarney quem precisa de Washington, é Washington quem precisa de Sarney. Assim como não é o PMDB de Roseana quem precisa do PT, é o PT quem precisa do PMDB no Maranhão.

Há, na oposição, algumas candidaturas que nem precisam de avaliação para que se tenham por inviáveis e que, intencionalmente ou não, só estão servindo ao projeto de Sarney de manter o controle da política estadual no Maranhão. O mais provável é que ainda no mês de maio algumas desistências sejam consagradas. Para o bem da oposição, vamos esperar que sim.

A despeito de pesquisas que podem focar uma realidade eleitoral ou não, se ligarmos o desconfiômetro ao que já aconteceu nesse Estado, é de interesse do grupo Sarney criar a ilusão de que qualquer desses candidatos poderia vencer em uma disputa com o prefeito João Castelo. E isso, é claro, para que se mantenham na oposição candidaturas separatistas, enquanto o grupo Sarney, por debaixo dos panos, financia seus reais candidatos. Pensem nisso.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens