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Governo federal assegura R$ 169 milhões para o Corredor Urbano de São Luís

Projeto elaborado pela Prefeitura de São Luís ligará o bairro da Cohab ao Centro – via interligação com a ponte do São Francisco.

Em solenidade concorrida realizada no Palácio do Planalto, na terça-feira (24), a presidenta Dilma Roussef anunciou que 51 municípios de 18 estados serão beneficiados diretamente com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para melhoria no transporte público dos municípios com mais de 700 mil habitantes (PAC Mobilidade Grandes Cidades). Presente ao evento, o prefeito de São Luís, João Castelo, recebeu a confirmação de que a capital maranhense foi contemplada com R$ 169 milhões de recursos federais para a construção do Corredor Urbano de Transporte, que ligará o bairro da Cohab ao Centro – via interligação com a ponte do São Francisco.

Castelo com o governador Geraldo Alckmin e outras autoridades, na solenidade no Palácio do Planalto com a presidenta Dilma

Em seu pronunciamento, a presidenta Dilma Roussef informou que está prevista a construção de mais de 600 km de corredores exclusivos para ônibus, mais de 380 estações e terminais, 200 km de linhas de metrô, além da aquisição de mais de mil Veículos Leve sobre Trilhos (VLT). “Essas obras de infraestrutura vão qualificar, ampliar e elevar a capacidade dos sistemas de transporte coletivo das grandes cidades, beneficiando mais de 53 milhões de brasileiros”, disse.

A presidenta também destacou a importância da parceria que o Governo Federal está firmando com os estados e grandes municípios brasileiros. “Estamos dando um grande passo para a melhoria do transporte de massa, o que garantirá mais rapidez e conforto para as pessoas que usam o transporte coletivo. A grande vantagem para a nação é que nós reaprendemos a trabalhar com parcerias republicanas, aprovando projetos consistentes, independente dos posicionamentos políticos de prefeitos e governadores”, afirmou Dilma Roussef.

O prefeito João Castelo saiu satisfeito com a aprovação do projeto da Prefeitura pelo Governo Federal e disse que, como gestor municipal, tem ciência das carências e anseios da população de São Luís, considerando o atual cenário de desenvolvimento socioeconômico em que a cidade vive pelos grandes investimentos em vias de instalação e pela sua localização geopolítica estratégica.

“O nosso desafio, ao elaborarmos o projeto do Novo Corredor de Transporte Urbano de São Luís, foi conciliar a infraestrutura urbana do município com o cenário de desenvolvimento socioeconômico. Este aporte financeiro de R$ 169 milhões, junto com a contrapartida da Prefeitura, fará com que o projeto do Corredor, planejado há cerca de dois anos pela nossa equipe, seja concretizado. Agradecemos ao governo da presidenta Dilma pela parceria e podem ter certeza de que vamos continuar aplicando o dinheiro público para melhorar a qualidade de vida da nossa gente. Esse anúncio é também mais uma prova de que a Prefeitura trabalha com projetos sérios e consistentes”, frisou Castelo.

Participaram do evento vários ministros, governadores e prefeitos das dezenas de cidades beneficiadas com os recursos do PAC Mobilidade Grandes Cidades. Acompanharam o prefeito João Castelo o procurador geral do Município, Francisco Coelho, e os secretários Marcos Aurélio (Obras), João da Cruz Milhomem (Relações Parlamentares), Maria do Amparo (Planejamento), José Arthur Cabral Marques (adjunto de Transportes) e Edwin Jinkings (Comunicação).

Fluidez no trânsito – O Novo Corredor Urbano de Transporte de São Luís contará com uma extensa malha viária para o transporte urbano de massa, com ciclovias e estações de embarque e desembarque, no total de 12,37 km de vias. A grande avenida terá 10 estações de embarque e desembarque de passageiros, passarelas, uma estação de transbordo, ciclovias, 11 bicicletários (estacionamento para bicicletas), corredores exclusivos de ônibus e estrutura de elevação, com sistema de acessibilidade, numa área de influência de 44 bairros – o que corresponde a 450 mil habitantes. Após a conclusão do processo, o tempo previsto de execução da obra é de dois anos.

A primeira etapa do projeto inicia-se na Avenida Ferreira Gullar (se interligando com a ponte do São Francisco), cruza a Avenida Carlos Cunha e segue até a Cohab, margeando o Rio Anil, num total de 12,37 km de vias sem cruzamentos de nível.

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