Fechar
Buscar no Site

De Beija-mão a Sarney a festas: os movimentos dos cotados à sucessão de Lira

Com a antecipação da corrida pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara, que só ocorrerá em 2025, um dos principais nomes do Centrão, Elmar Nascimento (União-BA), sinalizou ao governo que pode embarcar no projeto de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e colocar o PT em posição privilegiada no momento da distribuição de cargos da Mesa, caso seja o escolhido. Além de viagens e conversas, o ritmo de campanha se intensificou depois que o atual vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (Republicanos-SP), entrou “de cabeça” na disputa.

Em conversas reservadas com a articulação política do governo, Elmar apresenta um cardápio de argumentos para receber o apoio do Planalto. Cita a bênção de Lira, a solidez do blocão de 175 deputados, que marcharia junto com sua candidatura, a possibilidade de contemplar o PT com a vice-presidência da Casa, além do retorno da harmonia entre Câmara e Senado para tocar a agenda do governo. Davi Alcolumbre (União-AP), colega de partido de Elmar, é o principal nome à sucessão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na Casa vizinha.

Parte do governo e do Centrão ainda vê como incerta a possibilidade de dois nomes do mesmo partido presidirem as duas Casas, já que os presidentes das siglas exercem pressão para isso não acontecer. Hoje, contudo, um dos maiores problemas da relação do Executivo com o Legislativo é a falta de sintonia entre Câmara e Senado, cujo ápice foi a paralisação da votação de Medidas Provisórias.

O movimento de aproximação também ocorreu com o PT da Bahia, adversário histórico do parlamentar. Elmar trabalhou, por exemplo, para Lira anular a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, à CPI do MST, que mirava no principal auxiliar de Lula na Esplanada.

Por trás da movimentação de Elmar, está ainda a preocupação em se mostrar um nome confiável para o governo, em que alas gostariam de ver um nome menos alinhado a Lira à frente da Câmara a partir de 2025. Além disso, uma publicação recente da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, sobre a chance de uma candidatura própria da legenda, foi interpretada como um recado direto a Elmar.

Sombra das traições

Em outra frente, o parlamentar do União tem mantido conversas com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, a quem já agraciou com a relatoria do Orçamento de 2024, atuando para a nomeação do deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP). Mesmo com a possibilidade de o partido embarcar em candidatura própria, aliados dizem que a fatura será cobrada por Elmar.

Com mais de um ano de antecedência para a eleição na Câmara, o corpo a corpo já começou. Além das conversas nos bastidores, eventos importantes vão desde o beija-mão a José Sarney no Maranhão a festa de 15 anos da filha de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), este último evento com a participação de dois dos concorrentes mais importantes: Elmar e Pereira.

“Ir ao Maranhão e não visitar o presidente Sarney é como não ter ido ao Maranhão”, escreveu Elmar nas redes sociais, no mês passado, ao posar para foto com o ex-presidente.

Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões Jr.(MDB-AL) também são postulantes que participam da movimentação. No início do mês, em um evento que comemorou o aniversário do PSD, Brito foi saudado como presidente por diversos presentes. Em seu discurso na ocasião, o presidente da sigla, Gilberto Kassab, foi direto:

— Se depender do PSD, e o PSD é obstinado, (Brito será) o futuro presidente da Câmara dos Deputados.

Com a preferência de Lira, Elmar esteve em comitivas oficiais, somente neste ano, na ONU, na China, na Índia e em Lisboa. Na agenda regional, em agosto, esteve em Nova Russas, no Ceará, no evento Festeja, acompanhado do deputado Júnior Mano (PL-CE).

— O Elmar é hoje uma referência. Sai desse evento sabendo como é forte — disse o deputado a um portal local.

Na corrida, líderes do Centrão que sonham com a sucessão já contam com eventuais traições. Marcos Pereira, por exemplo, conduz a sua candidatura com a possibilidade de não ter o apoio prometido por Lira em 2020.

Sem o apadrinhamento, Pereira já teve reuniões em busca de alianças com os presidentes nacionais do PL, Valdemar Costa Neto, do PSD, Gilberto Kassab, e do MDB, Baleia Rossi.

Condicionantes

Kassab, com foco na candidatura de Brito, condicionou um eventual apoio à reeleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o governo de São Paulo, em 2026, a ter o correligionário como cabeça de chapa para a Câmara um ano antes. Para atrair o MDB para o seu projeto, Kassab também acena com um apoio a Ricardo Nunes à prefeitura da capital paulista já no ano que vem — isso tiraria Isnaldo Bulhões, nome mais forte do partido para a sucessão de Lira. Interlocutores dizem que nem Pereira nem Brito estão dispostos a abrir mão da disputa, o que, por ora, torna inviável o plano do dirigente do PSD.

Brito acompanha de perto os movimentos do PT. De acordo com interlocutores, a mensagem de Gleisi não o desestimulou. Quando a petista fala em “candidatura própria ou de seu campo político”, o líder do PSD avalia que ele e integrantes do MDB estão contemplados entre as possibilidades.

Nessa interpretação, a mensagem de Gleisi teve como destinatários Elmar e Marcos Pereira, que têm intensificado encontros com petistas, mas são nomes que estavam com o presidente Jair Bolsonaro no ano passado. Pereira se reuniu com deputados do PT de São Paulo, e Elmar viajou para a Índia com o líder do PT, Zeca Dirceu (PR), e Lira. (O Globo)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens