Conselho de Enfermagem pede providências contra médico acusado de estupro em hospital de São Luís
O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren) solicitou, oficialmente, nesta quarta-feira, 13, ao Ministério Público do Maranhão, a apuração de um suposto caso de estupro que teria sido cometido pelo médico e policial militar Allan Xavier Dias contra uma profissional de enfermagem no Hospital Genésio Rêgo, em São Luís.
O ofício foi entregue pelo presidente do referido conselho, José Carlos Costa Araújo Júnior, ao procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau. De acordo com o documento, após ser vítima da violência sexual, na madrugada do último domingo, 10, a técnica de enfermagem denunciou o fato à Delegacia Especial da Mulher.
Após a conclusão do inquérito policial, os autos devem ser encaminhados para o Ministério Público do Maranhão. O presidente do Coren pediu empenho e seguimento da eventual Ação Penal.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.
(A mensagem abaixo, foi enviada a todos os Conselhos de Enfermagem, nos Estados, bem como à Federação e outras entidades representativas da classe: Infirmo (fraco ou não firme)), é a origem latina da palavra Enfermeiro)
A VEZ DO “INFIRMO” TORNAR-SE FIRME!
Assim como os PMs do Ceará se aproveitaram das vésperas do carnaval, para fazerem paralisação, exigindo melhoria salarial; esta é também uma oportunidade áurea para os Técnicos em Enfermagem do Brasil inteiro forçarem uma pausa, e chamarem empregadores e sociedade para um acerto de contas.
Trata-se da categoria mais marginalizada e explorada da nação: ela serve de “esterco” para adubar a ambição nababesca e a vaidade por glória dos médicos: sentimentos que tanto possuem essa elite clínica! São as mãos por onde passam os lixos sociais – em processo de decomposição e/ou reciclagem – e os cabos eleitorais mais baratos dos políticos, sob os quais estão subordinados.
Há municípios, onde o plantão de um “doutor” equivale ao ganho mensal de um enfermeiro de formação acadêmica: R$ 2.200,00 ou até mais. Notem: Enfermeiro Graduado!
Desde sempre, optar por ser Técnico em Enfermagem, parece uma jornada rumo à autodestruição: exerce uma atividade extremamente insalubre, tanto no aspecto físico quanto no psicológico, pessimamente remunerado….. Depois dessa onda de resgate e vingança entre facções criminosas, agora mesmo que os Técnicos, em atividade hospitalar, vivem uma expectativa aterrorizante. A maioria delas e deles, ao atingirem os 40 anos, já estão humanamente degradados.
Quem era importantíssimo sem o Coronavírus, ora, tornou-se imprescindível. Como tudo neste país se dá por oportunismo, estamos no momento exato da classe esquecer aquela doutrinação conformista de “doação ao próximo, ou de “vocação humanitária”, e cobrar a justa recompensa pelo trabalho insubstituível, todavia, malbaratado pelos cartéis patronais e com amém da própria população!
No modelo capitalista, o dinheiro é a contrapartida do esforço estimulado. Porquanto, não podemos levar uma vida de “heróis usurpados”, em detrimento do nosso bem-estar e dos nossos familiares!
E fica o slogan apelativo: NÃO SAÚDEM NOSSO CRÉDITO; SALDEM NOSSO DÉBITO!