Compositores maranhenses são enganados e prejudicados na seletiva do samba-enredo da Beija-Flor
Quatro dias depois da divulgação do resultado da final dos vencedores do concurso da etapa classificatória maranhense para escolha do samba-enredo da Beija-Flor de Nilópolis, que tem como tema os 400 anos de São Luís, uma notícia joga um balde de água fria nas expectativas dos compositores vencedores e de todas as torcidas.
A viagem para o Rio de Janeiro, marcada para esta quinta-feira, que inicialmente teria como objetivo apresentar os sambas maranhenses à bateria da escola carioca, onde apenas participariam de várias rodadas de ensaios acompanhados pela bateria da Beija-Flor, e do interprete Neguinho, de última hora virou uma viagem para mais uma eliminatória, com a participação dos três sambas selecionados em São Luís, no último dia 17.
Isto é, informação ocultada dos compositores e de todos que participaram da etapa maranhense. O próprio Secretário de Cultura do Estado, Luís Bulcão, em coletiva, realizada na manhã de ontem (21), foi taxativo em dizer que esta viagem seria apenas para familiarizar a bateria da escola com os sambas vitoriosos aqui no Maranhão. Diante desta situação, há duas hipóteses, ambas graves: a primeira de que a Beija-Flor agiu de má-fé, sonegando informações claras à Secretaria Estadual de Cultura; a segunda de que a equipe da Secretaria Estadual de Cultura não teve competência para se inteirar acerca de todo o processo seletivo.
As duas hipóteses fazem pensar que todo o processo de seleção dos sambas maranhenses não passou de um teatro, de um engodo, de um jogo de cartas marcadas, de uma grande encenação com o objetivo de se dá uma satisfação aos maranhenses pelos milhões de dinheiro público doado à escola de samba carioca. Para quem não sabe, a Beija-Flor em 2012 estará homenageando a cidade de São Luís, pelos seus 400 anos, estruturando o seu desfile com dinheiro público dos contribuintes maranhenses.
A única coisa que se esperava era um mínimo de respeito para com os compositores do Maranhão. Esperava-se uma disputa justa, imparcial, sem truques e sem armações. Mas não é isso que se concluiu pelo desenrolar dos acontecimentos. A Escola de Samba Beija-Flor e a Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão devem uma explicação aos artistas e ao público maranhense.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.
Acho que você está equivocado. Deixa de ser peçonhento! Não há ensaios de sambas de enredo durante a disputa. Ensaia o que?
As eliminatórias ocorreram simultaneamente, tanto lá como cá, com todos os concorrentes.
Meu caro blogueiro, a questão de está lá para ensaiar ou não é irrelevante. A bateria que irá acompanhar os nossos interpretes é a elite da beija flor, e será igual para todos. Não será por falta de ensaio que não traremos o título de melhor samba. Os três sambas concorrente são de alto nível, e não há ensaio com bateria.
Quem falou isso é um idiota.
Porra, pelo menos hoje o governo joga os nossos “competentíssimos” compositores para participarem de Show de Calouros, na época de Jakson, a coisa era na porrada, pois foi assim que a policia de Jakson matou o compositor preferido do PDT.
Que a alma de Gerô repouse em paz, e a de TODOS os filhos da puta que o assassinaram ardam no Inferno.
esses compositores maranhense tão é sonhando q os samba deles vai ser escolhido para o carnaval da beija flor acordem por favor.
Até parece que a beija-flor vai por em risco um carnaval com esses sambinhas daqui para fazer graça para roseana. E samba enredo de alto nível já se acabou há muito tempo, bem antes de Bum Bum Paticundum Prugurundum do império serrano. E quem se sujeita às idiotices da clã, tem mesmo é que ser humilhado. Povo que adora se orgulhar dessas sarneyzices.
Compositores maranhenses são enganados e prejudicados na seletiva do samba-enredo da Beija-Flor, vc realmente é um grande idiota.
O GOVERNO É BURRO,INDUZ O POVO À BURRICE,POIS ASSIM COM ESTE OLHAR CAPÉLICO,E ESSA CAPACIDADE ESFOLANTE,TRANSFORMA NOSSA SOCIEDADE EM UM VERDADEIRO TROTOIR.