Fechar
Buscar no Site

Compositores maranhenses são enganados e prejudicados na seletiva do samba-enredo da Beija-Flor

Quatro dias depois da divulgação do resultado da final dos vencedores do concurso da etapa classificatória maranhense para escolha do samba-enredo da Beija-Flor de Nilópolis, que tem como tema os 400 anos de São Luís, uma notícia joga um balde de água fria nas expectativas dos compositores vencedores e de todas as torcidas.

A viagem para o Rio de Janeiro, marcada para esta quinta-feira, que inicialmente teria como objetivo apresentar os sambas maranhenses à bateria da escola carioca, onde apenas participariam de várias rodadas de ensaios acompanhados pela bateria da Beija-Flor, e do interprete Neguinho, de última hora virou uma viagem para mais uma eliminatória, com a participação dos três sambas selecionados em São Luís, no último dia 17.

Isto é, informação ocultada dos compositores e de todos que participaram da etapa maranhense. O próprio Secretário de Cultura do Estado, Luís Bulcão, em coletiva, realizada na manhã de ontem (21), foi taxativo em dizer que esta viagem seria apenas para familiarizar a bateria da escola com os sambas vitoriosos aqui no Maranhão. Diante desta situação, há duas hipóteses, ambas graves: a primeira de que a Beija-Flor agiu de má-fé, sonegando informações claras à Secretaria Estadual de Cultura; a segunda de que a equipe da Secretaria Estadual de Cultura não teve competência para se inteirar acerca de todo o processo seletivo.

As duas hipóteses fazem pensar que todo o processo de seleção dos sambas maranhenses não passou de um teatro, de um engodo, de um jogo de cartas marcadas, de uma grande encenação com o objetivo de se dá uma satisfação aos maranhenses pelos milhões de dinheiro público doado à escola de samba carioca. Para quem não sabe, a Beija-Flor em 2012 estará homenageando a cidade de São Luís, pelos seus 400 anos, estruturando o seu desfile com dinheiro público dos contribuintes maranhenses.

A única coisa que se esperava era um mínimo de respeito para com os compositores do Maranhão. Esperava-se uma disputa justa, imparcial, sem truques e sem armações. Mas não é isso que se concluiu pelo desenrolar dos acontecimentos. A Escola de Samba Beija-Flor e a Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão devem uma explicação aos artistas e ao público maranhense.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

6 respostas para “Compositores maranhenses são enganados e prejudicados na seletiva do samba-enredo da Beija-Flor”

  1. gutemberg santos disse:

    Acho que você está equivocado. Deixa de ser peçonhento! Não há ensaios de sambas de enredo durante a disputa. Ensaia o que?
    As eliminatórias ocorreram simultaneamente, tanto lá como cá, com todos os concorrentes.
    Meu caro blogueiro, a questão de está lá para ensaiar ou não é irrelevante. A bateria que irá acompanhar os nossos interpretes é a elite da beija flor, e será igual para todos. Não será por falta de ensaio que não traremos o título de melhor samba. Os três sambas concorrente são de alto nível, e não há ensaio com bateria.
    Quem falou isso é um idiota.

  2. pericles disse:

    Porra, pelo menos hoje o governo joga os nossos “competentíssimos” compositores para participarem de Show de Calouros, na época de Jakson, a coisa era na porrada, pois foi assim que a policia de Jakson matou o compositor preferido do PDT.
    Que a alma de Gerô repouse em paz, e a de TODOS os filhos da puta que o assassinaram ardam no Inferno.

  3. maria luiza disse:

    esses compositores maranhense tão é sonhando q os samba deles vai ser escolhido para o carnaval da beija flor acordem por favor.

  4. Até parece que a beija-flor vai por em risco um carnaval com esses sambinhas daqui para fazer graça para roseana. E samba enredo de alto nível já se acabou há muito tempo, bem antes de Bum Bum Paticundum Prugurundum do império serrano. E quem se sujeita às idiotices da clã, tem mesmo é que ser humilhado. Povo que adora se orgulhar dessas sarneyzices.

  5. augusto disse:

    Compositores maranhenses são enganados e prejudicados na seletiva do samba-enredo da Beija-Flor, vc realmente é um grande idiota.

  6. O GOVERNO É BURRO,INDUZ O POVO À BURRICE,POIS ASSIM COM ESTE OLHAR CAPÉLICO,E ESSA CAPACIDADE ESFOLANTE,TRANSFORMA NOSSA SOCIEDADE EM UM VERDADEIRO TROTOIR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens