Fechar
Buscar no Site

Brincando nos Bairros promove dia de alegria e lazer na Liberdade

Muita alegria, diversão e lazer marcaram a manhã deste sábado (1º) para centenas de crianças do bairro da Liberdade. O ato de entretenimento, proporcionado pela Prefeitura de São Luís, por meio do projeto Brincando nos Bairros foi realizado na Praça do Matadouro, próximo à UEB Mário Andreazza.

As ações lúdicas nas áreas esportiva, recreativa e de lazer, compreendendo serviços de saúde e orientação, tiveram a coordenação da secretaria de Desporto e Lazer (Semdel). Presente logo nas primeiras horas do evento, o secretário Raimundo Penha acompanhou de perto as atividades e liderou a equipe da Semdel no desenvolvimento dos trabalhos.

4967Acompanhada_dos_pais

Acompanhada dos pais, crianças se divertiram em muitas opções de brincadeiras.

Ao agradecer os parceiros envolvidos, entre os quais o Sesc, Sesi, OAB e as secretarias de Educação (Semed), Saúde (Semus), Criança e Assistência Social (Semcas), Trânsito e Transportes (SMTT), Segurança Alimentar (Semsa), Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Guarda Municipal, e outras, Raimundo Penha destacou que o projeto visa resgatar brincadeiras antigas bem como levar ação social aos bairros, promovendo interação entre a comunidade.

“É uma maneira da comunidade aproveitar os espaços públicos. Os moradores precisam tomar as praças para o lazer”, afirmou Penha, ao ressaltar o total apoio da comunidade ao projeto. Uma grande quantidade de pessoas participou das atividades, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos.

Esta foi a primeira edição do Projeto em 2013. “Muitos moradores já nos solicitaram o Brincando nos Bairros. Há uma grande procura e nós vamos fazer uma seleção”, disse Penha.

Devidamente acompanhada dos pais, as crianças puderam se divertir em muitas opções de brincadeiras, como amarelinha, pula corda, corrida de saco, pintura de rosto, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, voleibol, jogo de travinha entre outros. O conhecimento também não ficou de fora. Ficaram disponíveis às crianças salas de leitura da Biblioteca do Sesc e a oficina de brinquedos com material reciclável. Na parte de prestação de serviços, bancas foram montadas para a aferição de pressão, corte de cabelo, teste de glicemia etc.

Uma das instituições parceiras, a Ordem dos Advogados do Brasil / Seção Maranhão instalou um ponto na praça onde advogados estiveram à disposição da população no intuito de disponibilizar orientação jurídica. “O nosso papel foi de esclarecer e auxiliar os moradores referentes a dúvidas com relação a demandas que envolvem a Justiça”, explicou o vice-presidente da Comissão dos Jovens Advogados da OAB, Thalys Hermes.

O morador Rafael França, que há 26 anos reside na comunidade, achou louvável as ações. “É um incentivo para o bairro, pois a animação acaba contagiando a todos. A iniciativa é salutar também porque tem seu lado social, uma vez que acaba desviando esses meninos do foco da marginalidade. A criança de hoje é o adulto de amanhã e temos essa responsabilidade de não deixar que eles optem pelo lado ruim”, avaliou França.

Com apenas 8 anos, o garoto Eric Luiz era só empolgação depois de ter brincado no pula-pula e, logo depois, participado do futebol de travinha. “Foi uma boa, gostei de todos os brinquedos. Alguns deles fazia tempo que não brincava mais”, disse.

O Instituto de Paisagem Urbana colaborou com a distribuição de mudas. Servidores do órgão entregaram folhetos dando orientações de como fazer o plantio. A assessora técnica do Impur, Rosa Carvalhal, destacou o projeto como uma forma da comunidade se aproximar das secretarias.

As ações são sempre realizadas em locais públicos (praças, ruas e outros) com a assistência de pessoal técnico especializado, ocupando um dia do final de semana da localidade escolhida. A Semdel defende a inclusão do lazer como parte da política de atuação da Secretaria. Para isso, utiliza no projeto meios recreativos e de lazer, proporcionando a satisfação pela sociabilidade e afetividade às comunidades de São Luís.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens