Fechar
Buscar no Site

‘Abraço de urso’: Lula tem encontro com Flávio Dino após dizer que é difícil eleger um comunista Presidente

Após reunião do Comitê Nacional Lula Livre, neste sábado (18), o ex-presidente Lula se encontrou com o governador Flávio Dino (PCdoB), que está sendo trabalhado pelos comunistas como possível presidenciável para 2022.

O cumprimento entre os dois foi registrado pelos fotógrafos, e uma dessas imagens foi parar no Twitter de Lula, que escreveu a seguinte mensagem: “Com o companheiro @FlavioDino, governador do Maranhão, na reunião do Comitê Nacional Lula Livre. Orgulho em contar com o apoio e solidariedade de um homem do Direito que, de quebra, teve a coragem de abandonar a toga pra fazer política. “.

A última frase contém uma clara alfinetada ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, que, enquanto juiz, condenou Lula em 2018.

O encontro com Dino ocorre depois de Lula dizer que “o PT é um partido muito grande se comparado ao PCdoB”; “é difícil eleger um comunista e Flávio sabe disso” e “é muito difícil eleger alguém de esquerda sem o PT”.

O líder do PCdoB na Câmara, deputado federal Orlando Silva criticou a descortesia de Lula com Flávio Dino. “O presidente Lula considerar difícil a eleição de um comunista para presidente não surpreende, afinal, ele considerava impossível uma vitória para o governo do Maranhão. Flávio Dino foi eleito e reeleito governador sem seu apoio”, respondeu. E continuou: “anote aí, o elogio do presidente Lula a Flávio Dino é como um “abraço de urso”, daí ser adequado Flávio saber o ponto exato de proximidade – ou será esmagado”, disparou Orlando.

Está mais claro ainda que o PT e Lula não querem Flávio Dino candidato a Presidente. E um apoio ao comunista só em última hipótese. Lula faz apenas jogo de cena no sentido de manter Dino perto.

É o que Lula já disse ao sair da cadeia, o PT ‘não nasceu para ser partido de apoio’ e sim ser apoiado. Como ocorreu em cinco eleições presidenciais, Flávio e o PCdoB só servem se for para apoiar o PT. Petistas ainda tratam o PCdoB como um puxadinho. E com Flávio sabem que agora é diferente, pois o comunista não aceitará ser marionete. A capacidade de diálogo de Dino com o centro e outras forças além da esquerda e sua independência incomodaram a cúpula petista.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens