Fechar
Buscar no Site

Universidade Ceuma adota nova plataforma digital em cursos Presenciais e Híbridos

As frequentes mudanças na sociedade e seus avanços tecnológicos em um mercado de trabalho cada vez mais inovador e exigente levaram a educação a rever seus conceitos de espaço e tempo. Diante de tantos desafios, inserimos novas práticas que contribuíram para o acesso ao ensino e aprendizado de qualquer lugar e a qualquer hora. O resultado prático foi a ampliação dos métodos de ensino com a utilização da educação a distância como principal responsável pela maior parte dessas conquistas.

Sempre buscando o que há de mais moderno em educação, a Universidade Ceuma, a partir do 1º semestre de 2021, adotará o ambiente Moodle como plataforma educacional integrada aos cursos Presenciais e Híbridos.

Com uma das maiores bases de usuários do mundo, o Moodle vem sendo utilizado por universidades de mais de 220 países, firmando-se como um sistema de gestão de ensino-aprendizagem, com muitos recursos disponíveis e de alta qualidade. Sendo uma plataforma de código aberto, o Moodle é altamente flexível, dando às instituições de ensino o poder de estender e adicionar recursos para um ambiente de aprendizagem totalmente personalizado.

Para o uso didático, o Moodle possui diversos recursos, como biblioteca digital, arquivos, repositórios, vídeos e webpages. Para uso avaliativo, dispõe de questionários, redações, fóruns e vídeos interativos. Tais recursos são integrados e exibidos em uma sala virtual de fácil acesso. Dessa forma, a interação do aluno e professor pode ser mantida em um ambiente virtual, permitindo acompanhar o desempenho das atividades curriculares em tempo real e de forma individualizada durante todo o período letivo. É possível, também tirar dúvidas e realizar atividades em grupo via chat.

No Brasil, alunos e professores das maiores universidades públicas e privadas já usam a ferramenta. Desde 2019 (PORTARIA Nº 2.117, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2019), as universidades brasileiras podem ofertar até 40% da carga horária dos cursos presenciais na modalidade a distância, por isso, adotar um sistema consagrado como a plataforma virtual Moodle, representa, para o Maranhão, um avanço significativo na oferta e democratização do acesso ensino superior.

A migração da base de usuários dos matriculados até 30/01/2021 será automática, o que garantirá acesso completo a todas as funcionalidades Moodle até o início das aulas.

Fonte: Universidade Ceuma adota nova plataforma digital em cursos Presenciais e Híbridos

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens