Fechar
Buscar no Site

CEUMA | NuSTI aumenta ações de enfrentamento ao Covid-19

Além das ações de impressão, confecção e distribuição gratuita de face Shields, que continuam ocorrendo nas Unidades de Saúde da grande São Luís, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sistemas e Tecnologias da Informação (NuSTI)*, em uma parceria  com os cursos de Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e Design  da Universidade Ceuma, e com a colaboração dos médicos André Rossanno Mendes Almeida e José Ricardo Santos Lima, contribuíram com a  prevenção ao Covid-19 por meio do emprego de dois aplicativos.

O primeiro aplicativo é denominado “CORONAVÍRUS MA” e foi desenvolvido no Android Studio. Ele é capaz de fornecer uma gestão de informações úteis, confiáveis e norteadoras sobre o COVID-19, além de auxiliar, por meio de autoavaliação, no mapeamento de possíveis novos casos e focos de propagação do COVID-19 em nosso Estado.

O segundo aplicativo, o “COVID-19 CHALLENGER”,  é um game desenvolvido utilizando a ferramenta de criação de jogos 2D, Construct 2, no formato de jogo de tabuleiro para o apoio ao entendimento dos métodos de prevenção e de controle da infecção causado pelo COVID-19. Seu objetivo é apresentar de forma lúdica atitudes que simulem os procedimentos baseadas em cenários (em casa, na rua, no trabalho, etc.), além de corrigir alguns métodos de prevenção e controle que circulam na sociedade.

 

 

 

 

O professor Will Almeida acredita que em meio à pandemia as pessoas necessitam de informações simples e confiáveis e apresentá-las de forma facilitada é um dos maiores aliados no combate à propagação da doença. “O papel da Universidade Ceuma, tanto pelo investimento financeiro com as bolsas de iniciação científica e horas de pesquisa, quanto pelo apoio logístico e de estrutura, por meio dos laboratório e materiais,  é de fundamental importância para a implementação destes projetos de Pesquisa e Extensão de enfrentamento ao COVID-19”, reforça.

Os aplicativos estão disponíveis gratuitamente para download  no site do NuSTI e em breve estarão nas principais lojas de aplicativos do mercado.

* O NuSTI é formado pelos professsores Will Ribamar Mendes Almeida, Yonara Costa Magalhães, Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida, os alunos Brunna Aguiar, Carlos Lima, Davi Silva, Hamienos Mendes, Jefferson Pereira Junior, José Augusto Filho, Rociel Monteles e Vilmar Martins Júnior e o egresso em Sistemas de Informação, Pedro Cutrim dos Santos.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens