Fechar
Buscar no Site

PORTUGUÊS | Vamos aprender um pouco mais

— Tenho uma dúvida quanto ao gênero da palavra branca na frase a seguir: Sugestão de cor: BRANCA. Já vi a mesma frase escrita Sugestão de cor: BRANCO. Qual o correto? Sônia M. T. da Silva.

Existem as duas possibilidades.

1) Sempre que você coloca a palavra “cor” junto da própria cor, é preciso fazer a flexão masculino/feminino ou singular/plural, porque aí você está usando um adjetivo (amarelo, azul, branco, castanho, lilás, marrom, preto, roxo, verde, vermelho), que deve concordar com o substantivo. Exemplos:

Sugiro que você opte sempre pela cor branca.

A cor roxa não fica bem na decoração, a não ser em detalhes.

Fez uma seleção de várias cores vermelhas.

As cores amarelas não lhe caem bem.

2) Por outro lado, as cores são também usadas como substantivos do gênero masculino: (o) branco, (o) verde, (o) vermelho, (o) amarelo etc. É o caso de:

Prefiro o branco ao preto.

Esse roxo não caiu bem no sofá da sala.

O que seria do verde se todos gostassem do amarelo?

Vermelho é sua cor preferida.

Posta a questão dessa maneira, vemos que a concordância gramatical com a palavra “cor” tem de ser “branca” (adjetivo singular feminino concordando com substantivo singular feminino); todavia, na frase em discussão existem os dois-pontos a quebrar esse elo entre substantivo e adjetivo. Isso permite o uso do substantivo para designar a cor. Assim sendo, estão ambas corretas:

SUGESTÃO DE COR: BRANCA ( = cor branca)

SUGESTÃO DE COR: BRANCO ( = o branco, subst.)

Mais detalhes sobre o uso das cores se encontram no livro Só Palavras Compostas – Manual de consulta e autoaprendizagem.

HORAS

A grafia que deve ser adotada em jornais, sentenças, acórdãos, convites, convocações, cartazes e coisas do gênero é a seguinte:

HORA REDONDA: 8 horas / 10 horas ou 10 h [abreviação sem s e sem ponto; espaço antes do h]

HORA QUEBRADA: 8h35min / 10h05min / 10h35 [sem dar espaço entre os elementos]

A grafia por extenso – que é menos visual – se reserva para convites formais como o de um casamento: A cerimônia será realizada às dez horas do dia vinte de maio. Entretanto, já se encontram convites bem modernos e elegantes com o uso de algarismos: às 10 horas do dia 20 de maio de 2007.

A grafia com dois-pontos, por ser a mais visual, é usada em áreas específicas como anotações de voo, competições, agendas ou programações com horário em sequência ou um abaixo do outro etc.: 08:00 h / 09:30 h / 10:00 h / 10:05 h / 14:35 h / 20:01 h

GRAFIA DAS DATAS

Existem três possibilidades de escrever datas abreviadas. Com traço, barra ou ponto: 6-12-2007, 16/9/2007, 16.10.2007.

O ano pode ser registrado com os dois últimos dígitos: 16/11/08. Observe que, a não ser em formulários onde haja dois espaços, não se coloca o zero antes do dia ou do mês formado de um só algarismo: 2.2.92, 8/1/99, 4/12. Por orientação do governo federal, o primeiro dia do mês deve ter esta grafia: 1° de maio, 1°/10/09 (escrevendo à mão, coloque um ponto ou tracinho embaixo do ‘o’ elevado).

* Maria Tereza de Queiroz Piacentini Diretora do Instituto Euclides da Cunha e autora dos livros ‘Só Vírgula’, ‘Só Palavras Compostas’ e ‘Língua Brasil – Crase, pronomes & curiosidades’ – www.linguabrasil.com.br

Fonte: Coluna “Não Tropece na Língua nº 039”

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens