Fechar
Buscar no Site

Convite para o lançamento do livro “Mário Meireles: historiador e poeta”

Fonte: e-mail da Autora

Exibindo Convite-Mario Meireles-1612.jpg

O livro “Mário Meireles: historiador e poeta” (Curitiba: Juruá, 2015, 134 p.) está à disposição nos estandes da Casa do Autor Maranhense/Livraria Vozes e do IHGM. Depois da feira estará à disposição na mesma Livraria Vozes e na Livraria do Advogado (Tropical Shopping e Fórum).

O livro tem como tema central a vida e a obra do Prof. Mário Martins Meireles, renomado historiador maranhense, autor de mais de 30 livros, e poeta de produção ainda pouco conhecida, a propósito da celebração do centenário de seu nascimento (1915-2015), pela ótica do discurso de elogio ao patrono da Cadeira nº 31 da Academia Ludovicense de Letras (ALL), proferido em solenidade da entidade referida, ocorrida em 2014, e de dois artigos, também em homenagem ao historiador mencionado, publicados na imprensa maranhense, de autoria da Acadêmica Ana Luiza Almeida Ferro, ocupante da mesma Cadeira nº 31, apresentando, ainda, na parte dos anexos, textos inéditos ou atualmente pouco acessíveis ao grande público, alguns em fac-símile, da lavra do homenageado – um ensaio sobre o soneto, um discurs o referente a uma aula da saudade (1981), três sonetos petrarquianos e o poema “O Imortal Marabá” (1948) –, o discurso pronunciado pelo Prof. José Maria Ramos Martins por ocasião de sua posse na Cadeira nº 9 da Academia Maranhense de Letras (2004), como sucessor do Prof. Mário Meireles, e o alvará judicial que autorizou a retificação da grafia do sobrenome Meireles, em acolhimento ao pleito do historiador. Trata-se de obra ilustrada.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens