Fechar
Buscar no Site

Papete lança livro e doa à Universidade Ceuma

Fonte: http://www.ceuma.br/portal/papete-lanca-livro-e-doa-a-universidade-ceuma/

DSC_1739

Músico, percursionista, compositor, intérprete, pesquisador e coordenador do projeto “Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão”, José de Ribamar Viana, mais conhecido como Papete, veio à Universidade Ceuma, no dia 12 de junho, entregar, na Biblioteca Presidente José Sarney, seu novo trabalho que conta as histórias mais prazerosas e divertidas de cantores do Bumba Meu Boi.

O objetivo foi contribuir para que a Universidade Ceuma tenha um produto relevante na área da Pesquisa. Não só no conhecimento da nossa cultura, mas podendo servir de fonte para trabalhos de monografia, pós-graduação ou até trabalho de mestrado na área da Antropologia, Sociologia, Arte, Música e Cultura Popular.

O trabalho foi produzido pelo próprio Papete e por uma equipe que ele montou. Ficaram dois anos visitando os municípios e entrevistando todos os cantadores possíveis. De 70 foram entrevistados 36, dos quais 34 estão no livro.

Papete afirma que foram muitos fatos marcantes durante a pesquisa, mas o que marcou mais sua vida foi que os fatos foram um pouco tristes “Pudemos perceber que a maioria deles está doente. Alguns estão falecendo por infarto, AVC, diabetes, que são doenças que assolam esse universo da nossa cultura popular. Mas é para isso que existe o livro, para salvar guardar a história da vida dessas pessoas enquanto eles estão vivos, e mesmo que não estejam mais, as histórias foram contadas pelos seus descendentes, viúvas, filhos, netos”.

O livro conta com 5 DVDs para os leitores poderem assistir aos cantores, contando suas histórias de vida desde o nascimento, passando por tudo que viveram. Sendo que um contém 63 músicas cantadas por eles, inclusive pelo próprio Papete.

Um dos objetivos também foi a distribuição gratuita dos livros na Universidade Ceuma. Segundo Papete, a Instituição não poderia ficar de fora pela sua importância. “visto a grandiosidade que a Universidade tem, e a quantidade de alunos nos cursos de licenciatura, mestrado, doutorado, eu acho que o livro é bem pertinente para estar incluso nessa biblioteca”, disse.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens