Historiador maranhense Tonny Araújo assina o prefácio da edição brasileira da obra Comunismo Free Jazz

Tonny Araújo. Foto: Divulgação.
O historiador maranhense Tonny Araújo assina o prefácio da edição brasileira de Comunismo Free Jazz , originalmente editada pelo sociólogo Sezgin Boynik e pelo músico e pesquisador Taneli Viitahuhta, que está sendo lançada no Brasil pela editora paulistana Sob Influência.
O livro revisita o impacto político do free jazz no contexto da Guerra Fria a partir do VIII Festival Mundial da Juventude, realizado em Helsinque, em 1962, destacando a apresentação do quarteto Shepp–Dixon — episódio tratado pelos organizadores como capaz de tensionar a narrativa oficial do jazz como símbolo de “liberdade” no Ocidente.
Doutorando em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pesquisador de sonoridades diaspóricas, Tonny — que tem escrito uma tese sobre o jazz no Maranhão — tem discutido também o avanço de duas transformações simultâneas no Brasil: uma renovação historiográfica que desloca o jazz do eixo canônico norte-americano e um novo ciclo de produção musical negra que reinscreve o gênero no diálogo com periferias, terreiros, quebradas e práticas de resistência.
Em seus textos, o historiador aponta que esse movimento recusa a ideia de um jazz neutro ou despolitizado e aproxima o gênero de tradições afro-diaspóricas que desafiam hegemonias culturais. Para ele, a cena instrumental brasileira recente — impulsionada por políticas afirmativas, debates antirracistas e novos espaços de circulação — expressa uma “nova condição jazzística”, menos atrelada a ambientes elitizados e mais conectada aos territórios da classe trabalhadora.
As reflexões desenvolvidas por Tonny dialogam com debates presentes na obra, aproximando a radicalidade estética do free jazz dos anos 1960 das transformações estéticas e políticas que marcam o jazz preto-brasileiro produzido hoje no país.
Serviço
Lançamento do livro Comunismo Free Jazz
Data: 18 de dezembro
Horário: 19h
Local: Porta — Rua Horácio Lane, 95, Pinheiros, São Paulo
Atrações: show com Du Kiddy Artivista e Sombras e Ressonâncias
Entrada gratuita


O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.