Na lanterna

Estudantes da UEMA durante a Semana de Ciência e Tecnologia de 2023. Foto: Reprodução.
O Maranhão perdeu quatro posições e caiu para a lanterna do Índice Fiec de Inovação dos Estados 2025. Coordenado pela Federação de Indústrias do Ceará em parceria com a Confederação Nacional da Indústria, o índice avalia infraestrutura, investimentos em ciência e tecnologia, qualificação do capital humano, solidez institucional, produção científica, geração de propriedade intelectual e dinamismo empreendedor.
Recuo Em 2024, o Maranhão ocupava a 23ª posição no ranking, mas acabou ultrapassado por Roraima, Amapá, Acre e Tocantins. O estudo sugere que o Estado registrou recuo em infraestrutura, capital humano e financiamento. “Muitas vezes, em situações de restrição orçamentária, os investimentos em Ciência e Tecnologia acabam sendo cortados, porque não são obrigatórios, o que gera volatilidade nos resultados”, afirma o coordenador do levantamento, Guilherme Muchale.
Avanço Apesar da queda de performance do Estado, o Nordeste ultrapassou o Centro-Oeste e aparece na terceira posição entre as cinco regiões, impulsionado por Ceará (8ª posição) e Pernambuco (11º lugar). “Há uma concentração de Estados do Norte e Nordeste ainda nas últimas posições, mas a região vem mostrando avanços expressivos”, pontua Muchale. O ranking de Inovação dos Estados é liderado por São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
CPMI do INSS O deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA) foi escolhido membro titular da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investigará fraudes no INSS, colegiado que foi instalado no dia 20 de agosto e que dará início aos trabalhos na próxima terça-feira (26). “Meu objetivo é claro: investigar, identificar os culpados e garantir que cada centavo desviado volte para o bolso de quem foi roubado”, declarou o parlamentar. Apesar de já ter garantido espaço como titular da CPMI, Duarte Jr. também tenta viabilizar seu nome para a vice-presidência do colegiado.
Prioridades O vereador Wendell Martins (Podemos) apontou quais devem ser, na sua visão, as prioridades da Câmara Municipal de São Luís neste segundo semestre. “O segundo semestre será decisivo para a Câmara. Temos dois temas fundamentais que precisam avançar: o Passe Livre Estudantil, que representa um compromisso com a juventude, a educação e a inclusão social; e a Lei de Zoneamento, que é essencial para garantir o crescimento ordenado e sustentável da nossa cidade. Esses debates não podem ser adiados, porque tocam diretamente no futuro de São Luís e na vida da nossa população”, opinou.
Pontos de apoio Tramita na CCJ da Câmara de São Luís projeto do vereador Paulo Victor (PSB) que cria espaços de descanso para motoristas de aplicativo, mototaxistas e taxistas. A proposta prevê banheiros, estacionamento, água, wi-fi e segurança, custeados pelas empresas de aplicativo, sem cobrança aos trabalhadores. Na justificativa do projeto, o parlamentar argumenta que a ausência de locais adequados obriga esses profissionais a parar em calçadas e postos de combustível, com reflexos na saúde, no trânsito e na segurança.
Cadastro no campo A Prefeitura de Chapadinha iniciou o cadastramento de agricultores familiares diretamente nas comunidades, facilitando o acesso ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). O registro garante entrada em políticas públicas, linhas de crédito especiais e programas de incentivo. “Estamos aproximando os serviços de quem mais precisa, valorizando o agricultor e fortalecendo a produção rural do nosso município”, afirmou a prefeita Belezinha (PL).
Para ficar de olho A Comissão Especial que discute a implantação do Passe Livre Estudantil realizará a segunda reunião na próxima terça-feira (26), na Câmara Municipal de São Luís. “O encontro será para definir o cronograma a ser cumprido pela Comissão nos próximos 90 dias”, explica o vereador e presidente do colegiado Marlon Botão (PSB).
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.