Fechar
Buscar no Site

Adultização

Vídeo-denúncia do youtuber Felca já ultrapassa 44 milhões de visualizações. Foto: Reprodução / YouTube.

O vídeo viral do youtuber Felipe Bressamin Pereira, o “Felca”, mobilizou o Legislativo brasileiro em torno do tema da “adultização” de crianças. Até agora, a Câmara dos Deputados recebeu oito projetos de lei que tratam da exploração de menores de idade na internet.  O presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), prometeu pautar projetos para “enfrentar essa discussão”.

(II)

O governo Lula (PT) quer aproveitar a repercussão do vídeo, que já ultrapassa mais de 40 milhões de visualizações, para tentar destravar a votação de propostas com regras para o funcionamento das big techs. Aliados do governo dizem que o vídeo gerou uma oportunidade para avançar com o tema, que havia saído do radar dos congressistas diante da resistência do bolsonarismo e do forte lobby das empresas de tecnologia. A avaliação é de que o governo precisa explorar a contradição da oposição, que defende a proteção de crianças no ambiente digital, enquanto rejeita qualquer regulação dessas empresas. Deputados do Centrão afirmam, no entanto, que a possibilidade de a regulação das redes avançar hoje é considerada nula.

(III)

A repercussão do vídeo também provocou reações na Câmara Municipal de São Luís e na Assembleia Legislativa do Maranhão. O vereador Cléber Verde Filho (MDB) apresentou um projeto de lei que cria a Política Municipal Integrada de Prevenção e Enfrentamento à Adultização e aos Abusos contra Crianças e Adolescentes. A proposta, segundo o parlamentar, visa estabelecer ações educativas, preventivas e de conscientização, além de medidas de proteção no ambiente físico e digital. “O projeto é juridicamente sólido, socialmente necessário e tecnicamente viável”, argumentou. “[O projeto] não busca perseguir influenciadores, mas contar com eles como aliados na proteção da infância.”

(IV)

A vereadora Clara Gomes (PSD), autora do projeto de resolução que criou a Frente Parlamentar da Primeira Infância, citou um projeto de lei do marido, o deputado Osmar (PDT), para comentar o assunto. “O Projeto de Lei nº 279/2025, de autoria do deputado Osmar, cria a Patrulha Digital Infantil para combater crimes online contra crianças e adolescentes”, escreveu a parlamentar em seu perfil no Instagram. “Esse projeto foi construído em parceria conosco para garantir a proteção das crianças no mundo digital.”

(V)

Na justificativa do projeto, o deputado Osmar afirma que “a proposição busca instituir uma política permanente, integrando áreas como educação, saúde, assistência social e segurança pública, com ações preventivas e mecanismos rápidos de denúncia e remoção de conteúdos ilegais”.

(VI)

Ao comentar o vídeo do youtuber Felca, o deputado Wellington do Curso (Novo) listou cinco projetos de lei de sua autoria em defesa de crianças e adolescentes. “São ações que não foram depois do vídeo do Felca, que tem todo o nosso apoio. Mas as ações do deputado e professor Wellington do Curso não foram por conta do vídeo do Felca, é um trabalho consistente e de atenção e proteção às nossas crianças.” Entre os projetos listados estão a campanha de prevenção de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes e a iniciativa que proíbe o uso de verba pública em eventos que promovam a sexualização de crianças e adolescentes.

Gilberto “Dináh” Kassab

O presidente nacional PSD Gilberto Kassab tem dificultado a estratégia low profile do prefeito Eduardo Braide (PSD) em relação às eleições de 2026. Em entrevista ao Canal Livre, da BandNews, o cacique do Centrão fez um panorama sobre os principais nomes da sigla no país. Em um lance à lá “Mãe Dináh”, a vidente brasileira morta em 2014, Kassab sacramentou: “Eduardo Braide vai se eleger governador no Maranhão.” O prefeito, até agora, não admitiu ser pré-candidato ao Palácio dos Leões.

Fé em alta

Durante a Peregrinação Diocesana em honra a Frei Alberto, o prefeito de Grajaú, Gilson Guerreiro (PSDB), anunciou que o município vai receber R$ 5 milhões do Ministério do Turismo para erguer um monumento de 40 metros ao religioso no Morro da Mucura, na área da Expoagra. A obra inclui também uma estátua infantil de 25 metros e é vista como aposta no turismo religioso e na preservação das tradições locais.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens