Passe Livre

Pichação em muro de escola no Centro de São Luís pede "Passe Livre Estudantil Já!". Foto: Daniel Moraes.
Apesar de evitar o assunto publicamente, o prefeito Eduardo Braide (PSD) enxerga o Passe Livre estudantil como tema inevitável. Além da pressão institucional, a partir da instalação da Comissão Especial que vai discutir o projeto na Câmara de Vereadores, a proposta tem grande adesão popular. O plebiscito sobre o tema, realizado em outubro de 2024, mostrou que 89,91% dos eleitores de São Luís querem que o Passe Livre estudantil seja implantado.
Passe Livre 2
Provável candidato ao governo do Estado, gozando de excelente popularidade como prefeito da capital e líder de todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento, Eduardo Braide não quer arriscar a boa fase. Nesta semana, o prefeito encomendou um estudo técnico à equipe da SEPLAN (Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento) para avaliar a alocação orçamentária necessária para a criação do Passe Livre.
Passe Livre 3
A Comissão Especial que vai discutir a implantação do Passe Livre Estudantil em São Luís realizou a primeira reunião de trabalho na última terça-feira (5), na Câmara Municipal. Presidido pelo vereador Marlon Botão (PSB), o colegiado também é composto pelos vereadores Fábio Macedo Filho (Podemos), Daniel Oliveira (PSD), Thay Evangelista (União Brasil) e Octávio Soeiro (PSB), com Raimundo Penha (PDT) na suplência.
Passe Livre 4
A primeira reunião serviu para apresentar a pauta aos membros e para definir a relatoria do projeto que será apresentado após a conclusão dos trabalhos da Comissão. Única mulher do grupo, a vereadora Thay Evangelista foi escolhida como a relatora do projeto que será apresentado em 90 dias – prazo estabelecido pela presidência da Casa para o encerramento da Comissão.
Passe Livre 5
No encontro da última terça, os vereadores também discutiram o funcionamento da política em outras capitais brasileiras. O exemplo de Fortaleza, município que oferta o Passe Livre aos estudantes desde 2023, foi apontado como modelo. “Se Fortaleza conseguiu viabilizar, mesmo compartilhando desafios similares aos nossos, já que também é uma capital do nordeste, nós também podemos”, disse o vereador Marlon Botão. A próxima reunião da Comissão está marcada para o dia 26 de agosto.
Vice do vice
Revigorado depois de uma visita a Brasília, de onde ouviu do presidente nacional do PT, Edinho Silva, que sua pré-candidatura ao governo será apoiada pela sigla, o vice-governador Felipe Camarão afirmou que vai buscar o apoio de todo o campo progressista e que “seria uma honra” ter o prefeito Eduardo Braide na sua chapa. “O MDB apoia o presidente Lula, nós vamos atrás do apoio à nossa candidatura; o PDT, o PSD. Vai ser uma honra para mim ter o prefeito da capital [Eduardo Braide] como meu vice ou candidato a senador na minha chapa”, disse Camarão em entrevista ao blogueiro Capilex.
Cabo eleitoral
Na sessão que reabriu os trabalhos da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) após o recesso parlamentar, na terça-feira (5), o deputado Adelmo Soares (PSB) lançou o nome da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), para uma das vagas majoritárias na eleição de 2026. “Esta Casa não pode assistir a eleição se aproximar e não ter protagonismo. Nós representamos o maior PIB eleitoral do Maranhão, somos 42 deputados. Eu faço a defesa do nome da nossa presidente Iracema Vale, porque vale incluí-la na chapa majoritária”, defendeu o deputado.
Cabo eleitoral 2
Para Soares, Iracema Vale seria a representante dos deputados na chapa. “Precisamos ter uma representante dos deputados que são a maioria desta Casa junto à chapa que vai disputar as eleições de 2026. A presidente Iracema está preparada para ser uma senadora, uma vice-governadora, porque reúne todas as características de uma grande líder”, completou. Adelmo Soares disse, ainda, que a base governista da Alema deve ter protagonismo no desenho da chapa majoritária. “Nós precisamos ser protagonistas, e não só dizer [para o governador Carlos Brandão] ‘Sim, senhor’. Temos força para fazer a indicação de seja qual cargo for na chapa majoritária.”
Cabo eleitoral 3
Aliados da presidente da Alema, os deputados Ricardo Arruda (MDB), Ana do Gás (PCdoB), Daniella (PSB) e Catulé Júnior (PP) referendaram a posição de Adelmo Soares. A presidente do Legislativo, no entanto, preferiu não se comprometer. Ao agradecer as manifestações de apoio, Iracema Vale ressaltou que essa decisão terá que partir de um acordo com o governador Carlos Brandão (PSB). “Política a gente constrói com trabalho, articulação. Nós temos um líder. Vamos construir, sim, mas para se vencer uma eleição é preciso ter muita articulação.”
(Coluna publicada originalmente na edição impressa do Jornal Pequeno de 10/08/2025)
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.