Fechar
Buscar no Site

O ADEUS  A GETÚLIO DE AMORIM CARDOSO EX- PREFEITO DE SÃO MATEUS DO MARANHÃO

A morte do ex- prefeito de São Mateus, Getúlio de Amorim Cardoso, gerou comoção na população e no meio político, pois pegou muita gente de surpresa, centenas de pessoas foram solidarizar a família enlutada por esta grande perda. O fato aconteceu recentemente em função de um enfarto fulminante. O corpo foi velado em sua residência em São Mateus. Segundo seu filho Júnior, nas primeiras horas do dia 20, Getúlio sentiu-se mal, e pediu pra chamar o seu filho, pois achava que sua pressão estava anormal, com também os batimentos cardíacos ambos estava caindo rapidamente, quando o Júnior chegou providenciou imediatamente levar o pai para o hospital, no trajeto já agonizando, Getúlio não resistiu e veio a falecer praticamente nos braços do filho, Getúlio de Amorim Cardoso Júnior. Disse o filho, que ainda chegou a adentrar no hospital com o pai, foi atendido pelo médico de plantão, mas não adiantava, ou seja, Getúlio já estava morto, dai constatou-se que seria um enfarto.

Após a notícia da morte ex- prefeito ter circulado pela cidade, crescia o número de pessoas que se mobilizavam para saber se era mesmo verdade, outras se aglomeravam na residência da família do mesmo para se despedir daquele que em vida ajudou a tantos. De modo que deste a hora do ocorrido, a movimentação de populares, familiares para chegar até a casa do ex- prefeito foi grande.

Sepultamento; Tarde do dia 21, chovia bastante, mas mesmo assim um cortejo seguia silenciosamente, e como última homenagem, a família e amigos pediram que fosse feito uma parada na câmara Municipal, lá aconteceu às homenagens do prefeito, vice e vereadores, para o saudoso ex- prefeito.  Como forma de respeito, o prefeito Miltinho Aragão decretou luto oficial de dois dias. Em São Mateus.

Momentos políticos;

Acredita-se que o ex-senador e governador Édson Lobão, a ex- governadora Roseana Sarney, o ex- senador João Alberto, Ricardo Murad, Elizeu Moura, Biné e Camilo Figueiredo, entre demais importantes políticos da bancada maranhense, foram informado desta triste partida de Getúlio Amorim.   Vale ressaltar, que esses nomes citados, foram políticos de peso que por muitos anos estiveram ao lado de Getúlio, a prova maior foi o que aconteceu na campanha para prefeito, Édson Lobão era governador na época, e num comício de encerramento em São Mateus, fez uma cena que jamais será esquecida principalmente para quem esteve presente naquele dia. O governador que era o anfitrião da festa, e estava ao lado do candidato a prefeito, num palanque improvisado, e bastante prestigiado, falou para um público de quase 10 mil pessoas, na ocasião levantou o braço de Getúlio e disse com muita segurança, “Aqui estar o futuro prefeito de São Mateus”, e naquele momento a multidão vibrou aos gritos.

Sem mais o que fazer, os eleitores restava apenas aguardava ansioso o dia da eleição, para acreditar que o prefeito de fato eleito seria mesmo Getúlio. Depois como qualquer outro prefeito surge os desgastes naturais, Getúlio começa a obter sinais de fraqueza, pontos negativos e positivos nas criticas, enfim, os altos e baixos na administração é visível e dai surge a certeza de que ele não conseguiria ser mais reeleito, mas ainda assim conseguiu eleger o seu filho a vereador Neto Amorim.

Porem, como executivo e perseguido pela oposição, Getúlio não realizou tantas obras importantes para o município, mas como referencia mesmo em destaque, foram à criação dos novos bairros e das estradas da zona rural que fora restauradas durante os 4 anos que esteve no poder. O prefeito se preocupava demais com a classe dos menos favorecidos, pelo menos era o que se observava, diante disso, deu lotes de terra para muitos que não tinha onde morar, sendo que os beneficiados não possuía título de proprietário, uma tarefa que ficou para ser resolvida numa outra gestão.  Em função disso, o município cresceu em sua extensão, como por exemplo, o bairro Vila Lobão, nome que deu em homenagem ao amigo governador Lobão, próxima a BR. 135 que hoje é um dos mais populosos da cidade, os bairros, Vaquejada e Airton Sena também.

A popularidade de Getúlio nasceu por ele ser uma pessoa ligada ao campo agrícola e agropecuário, tinha basicamente como a profissão, o manejo com gado, pois ainda bem jovem era conhecido como um dos melhores vaqueiro da região, ou seja, a pessoa que morava na zona rural e até mesmo em cidades vizinhas, conhecia e admirava a bravura daquele rapaz nos eventos de vaquejadas, era um jovem que abraçava a profissão perigosa com amor. Com o passar dos anos, Getúlio foi ficando mais presente nas comunidades o que facilitou a entrar na vida pública de cabeça. Começou como presidente de partido depois pleiteou numa chapa para vice- prefeito com Dr. Moraes, um recente médico que migrava pra São Mateus, e estava despontando na área da saúde, e com o passar do tempo, chegou ao tão sonhado projeto o de ser prefeito de verdade.

Lamentamos a morte de Getúlio de Amorim Cardoso, morador de São Mateus por muitos anos, nasceu em 25 de fevereiro de 1938, natural do município de Barra do Maraloan – MA, casado com a professora Sra. Florênca, no mesmo relacionamento, deixou 4 filhos Gerenilce, Celson, Neto e Júnior Amorim. Como também lamentamos que  somente neste ano  perdeu-se  outro grande político o saudoso Déda Brandão, ex- prefeito, que também deixou a sua história no município de São Mateus, e que teve seus dias de vida finalizados pelo Covid 19, difícil,  mais  duas grandes perdas políticas num só ano é marcante.

Quero prestar aqui em nome deste blog minha homenagem a eles, pois  tive a honra de conhecê-lo pessoalmente e com quem fiz amizade, quando nos encontrávamos, política era a conversa que estava presente! Homens de bem, e comprometidos com as pessoas! Infelizmente a vida é um circulo, e quando Deus chama não tem como se esconder.

Termino aqui por concluir, meu profundo sentimento aos familiares destes dois ilustres cidadãos de São Mateus, que partiu, mas nos deixou seu legado na história política do município! Que nosso glorioso Jesus Cristo conforte toda sua família e amigos”.

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens