Fechar
Buscar no Site

Entrevista com a escritora Maura Palumbo.

Maura Palumbo é escritora, pesquisadora e palestrante com vasto conhecimento sobre o conflito da Segunda Guerra Mundial na Europa, e o crescimento e a destruição do sistema nazista. Com o domínio do tema histórico adquirido ao longo de mais de vinte anos de pesquisa, pode criar a trama que permeia o seu primeiro romance O perfume das tulipas. Uma ficção ambientada dentro da história mundial.

O livro conquistou o 1º lugar no Concurso Internacional de Literatura e recebeu o prêmio José de Alencar de melhor romance de 2018. A premiação aconteceu na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro e teve como homenageado o acadêmico Evanildo Bechara.

Premiação na Academia Brasileira de Letras – out/18 – Foto: acervo pessoal. 

Maura vem se destacando no cenário literário nacional com sua obra, obtendo excelente aceitação dos leitores e da classe acadêmica.

Ao longo dos últimos 20 anos, estuda, pesquisa e escreve artigos sobre o holocausto, o nazismo e suas consequências e profere palestras sobre o tema em workshops, eventos, bienais e escolas. Foi Instrutora no Memorial do Holocausto em São Paulo atendendo milhares de visitantes, grupos e excursões.

Atualmente está se dedicando ao seu novo romance, com previsão de lançamento no próximo semestre.

Já deu entrevistas sobre o tema para diversos canais de comunicação, possui resenha dos livros feitas por youtubers, críticas em colunas literárias e é convidada para palestras e debates sobre o tema.

SUAS OBRAS

Seu primeiro romance histórico cujo enredo se passa na Alemanha na primeira metade do século XX. Da belle époque em Berlim ao pós-guerra acompanhamos a vida de duas amigas, uma de família judia e a outra protestante, ambas em direção a um desfecho totalmente inesperado e cheio de suspense numa narrativa ágil onde a autora apresenta fatos e personagens reais e mergulha o leitor na história ficcional.

A publicação de O perfume das tulipas abriu o caminho para que seu nome chegasse a Francisco Balkanyi que a selecionou para escrever um romance baseado em sua própria história vivida no maior campo de concentração que existiu. O livro foi intitulado Auschwitz – Prisioneiro (sobrevivente) 186650 e foi lançado em setembro de 2017.

Em seus livros Maura conduz o leitor por momentos da história mundial que não devem ser esquecidos, traz à tona questões e conflitos que parecem não ter sido resolvidos até os dias de hoje e dá vida a personagens fictícios em cenários reais, o que nos ajuda a perceber como um sistema de poder tão brutal mudou a vida de milhões de pessoas.

A AUTORA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens