Fechar
Buscar no Site

Reitora Nair Portela apresenta demandas da Ufma para a bancada federal maranhense

A reitora Nair Portela recebeu deputados federais maranhenses, para tratar sobre demandas da Ufma

A reitora Nair Portela esteve reunida, na última quinta-feira (24), no Palácio Cristo Rei, com a bancada federal maranhense. Na ocasião, ela apresentou demandas estruturais que são fundamentais para o andamento das atividades acadêmicas da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

Durante a apresentação, a reitora pontuou questões como a recuperação das torres de transmissão da rádio e da televisão, a reforma de prédios acadêmicos tanto na Cidade Universitária quanto nos câmpus do continente, aquisição de equipamentos para laboratórios, a construção de uma subestação para reduzir o consumo de energia na Cidade Universitária, urbanização dos câmpus, entre outras demandas necessárias para a expansão e consolidação da Universidade.

Entusiasmada com a receptividade dos parlamentares e a participação ativa e efetiva deles em prol de melhorias para a Universidade, a reitora Nair Portela falou da importância em envolvê-los nessa jornada e destacou o apoio da bancada maranhense para ajudar na expansão da Ufma em todo o estado.

“Os deputados ouviram atentamente as demandas que lhes foram apresentadas, expondo o que a Universidade produz, o que tem conquistado na qualidade do ensino, nos indicadores que mostram que a Ufma é a melhor universidade do estado. Para avançarmos ainda mais e ampliarmos nossos indicadores em nível nacional, precisamos mostrar o que nós fazemos e o que necessitamos para fortalecer as conquistas que já obtivemos, e a infraestrutura, uma vez que nós dependemos de recursos financeiros para concluir muitas obras que são necessárias para o desenvolvimento da Ufma”, explicou a reitora.

Ela lembrou ainda a relevância dessa articulação política, que envolve os ministérios e os movimentos das organizações nacionais e internacionais. “Eles, como nossos representantes, têm uma força e um poder muito grandes. Agradecemos à participação da bancada federal maranhense, que sempre destinou emendas que ajudaram muito a nossa gestão. Precisamos ainda de apoio junto ao governo para que as emendas destinadas sejam liberadas”, ressaltou.

Os deputados federais, em sua maioria, egressos da Ufma, receberam as demandas e destacaram que a Universidade, até então a única instituição federal do estado, exerce um papel importante na sociedade, pelo fato de formar profissionais qualificados e cidadãos íntegros, que pensem no bem comum da sociedade.

Para o deputado Pedro Lucas Fernandes, recém-eleito na câmara federal, a Ufma é uma referência nacional, e é grande a satisfação em contribuir para a expansão da Universidade no Maranhão. “A Ufma tem uma história com muito futuro, por isso a bancada está unida com um único propósito, de investir na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Tivemos a primeira reunião, que é muito importante, porque vimos os desafios e os avanços da Universidade. Então a bancada está de prontidão para atender a esses desafios”, declarou.

Esse mesmo sentimento de apoio também foi externado pelo deputado Eduardo Braide, egresso do curso de Direito da Ufma, que parabenizou a reitora Nair Portela e todos aqueles que compõem o corpo docente da Universidade, por esse momento tão relevante, que é a reunião de apresentação das atividades e dos serviços da Ufma, que atende a todo o Maranhão. “Sinto-me na necessidade de retornar a esta casa não mais como aluno, mas como deputado federal eleito. Coloco-me à disposição para tudo aquilo que estiver ao meu alcance, enquanto deputado federal, seja na parte de articulação política, para evitar qualquer tipo de contingenciamento nos recursos orçamentários da Ufma, ou até mesmo na política de investimentos”, afirmou Braide.

O deputado federal Rubens Pereira Jr., também egresso do curso de Direito, que já está no segundo mandato, enfatiza que é de grande valia ajudar a Universidade Federal do Maranhão em seus projetos, destinando emendas parlamentares. “Nós temos satisfação em ajudar a Universidade, porque verificamos que todas as emendas destinadas são devidamente executadas, e todas as necessidades que estão no papel são transformadas em melhoria na vida dos maranhenses. Ainda há outros desafios a serem vencidos, mas a bancada vem até a Universidade mostrar que está de braços abertos e quer andar de mãos dadas em defesa das instituições no Maranhão”, destacou o deputado.

Já o deputado federal Márcio Jerry, egresso do curso de Comunicação Social, enfatizou a importância de um olhar especial para as instituições de ensino superior do Brasil, e a Ufma está inserida nesse contexto, por ter um papel fundamental e estratégico no estado. “Precisamos ajudar a Universidade colocando nossos mandatos à disposição para que sejamos interlocutores junto ao governo federal e atendermos aos pleitos da comunidade universitária e, também, para que destinemos emendas parlamentares para as ações da Ufma”, disse.

Com mais de cinco décadas de existência, a Ufma tem contribuído, de forma significativa, para o desenvolvimento do estado do Maranhão, formando profissionais nas diferentes áreas de conhecimento em nível de ensino básico, técnico, de graduação e pós-graduação, empreendendo pesquisas voltadas aos principais problemas do estado e da região, desenvolvendo atividades de extensão que abrangem ações de organização social, de produção e inovações tecnológicas, de capacitação de recursos humanos e de valorização da cultura.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens