Zé Inácio garante asfalto, recursos para saúde e educação de Santa Luzia

Deputado Zé Inácio, prefeita França do Macaquinho, governador Flávio Dino, os secretários Márcio Jerry e Marcelo Tavares, durante reunião no Palácio dos Leões (Foto: Orcenil Júnior)

O deputado Zé Inácio esteve em reunião, nesta quinta-feira (19), com o governador Flávio Dino e a prefeita de Santa Luzia do Maranhão, França do Macaquinho. Sensibilizado com a situação em que o município se encontra, o governador Flávio Dino autorizou o envio imediato de duas ambulâncias, dez quilômetros de asfalto, cinco escolas, do Programa Escola Digna, que visam substituir as escolas barracões; e uma escola de seis salas de aula para o povoado Faísa.

Durante o encontro, a prefeita solicitou ainda oito ônibus escolares e a pavimentação dos 42 km da MA-119, no trecho que liga Santa Luzia a Altamira, um sonho alimentado pela população há muitos anos e que trará grandes benefícios e desenvolvimento aos dois municípios.

De acordo com o deputado, Santa Luzia tem caminhado para o desenvolvimento municipal. “Santa Luzia merece avançar e é por isso que estaremos buscando melhorias e ações nas áreas de infraestrutura, saúde e educação, a partir da parceria entre Prefeitura, governo do Estado e poder Legislativo”, afirmou.

Para a prefeita de Santa Luzia, França do Macaquinho, a reunião foi positiva. “Foi muito positiva a reunião, o governador Flávio Dino se sensibilizou bastante com a situação do nosso município, com isso ele vai nos ajudar com o nosso hospital, ajudar com ambulância, transporte escolar e também com os programas Escola Digna e o Mais Asfalto para que nós possamos dar uma qualidade de vida melhor para o nosso povo”, enfatizou.

Também participaram da audiência o secretário de Articulação Política, Márcio Jerry, e o secretário da Casa Civil, Marcelo Tavares.

EDUCAÇÃO: Estudantes já podem consultar vagas ofertadas pelo Sisu

Candidatos interessados em ingressar no ensino superior já podem conferir as vagas que serão ofertadas em universidades e institutos federais e instituições estaduais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A consulta pode ser feita no site do Sisu por curso, instituição e município. Ao todo, são 228.071 vagas 131 instituições públicas.

As inscrições serão abertas na semana que vem e poderão ser feitas do dia 24 ao dia 27 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 30. O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro.

Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular para as vagas poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil 

Taurus lança novas armas e nova logomarca no SHOT Show 2017

Novo fuzil TA – A2, lançado pela Taurus

São Leopoldo, 19 de janeiro de 2017 – A Taurus está presente na maior feira de armas do mundo, o SHOT Show 2017, que acontece em Las Vegas (EUA) entre os dias 17 e 20 de janeiro. A companhia participa do evento com espaço exclusivo para apresentação do seu novo portfólio para os mercados brasileiro e internacional e para o atendimento ao público. As novidades apresentadas no SHOT Show serão lançadas ao longo de 2017 e incluem pistolas e fuzis.

A feira também será o primeiro evento público do qual a Taurus participa após a mudança de sua identidade visual, atualizada para destacar o novo momento vivido pela companhia.

“O SHOT Show é o evento mais importante do mundo do setor de armas e aproveitamos a ocasião para fazer os grandes anúncios que marcam a nova etapa que vive a companhia”, diz Marco Aurelio Salvany, presidente da Taurus.

No estande de 16m², no piso principal do Sands Expo Center, a dois passos da Las Vegas Strip, a marca apresenta sua nova plataforma de pistolas para o mercado brasileiro, a T Series, que conta com 12 modelos nas versões TS e TH, além de sua linha de fuzis T4, modelos A1 e A2. Os novos armamentos tornarão o portfólio da Taurus ainda mais completo e preparado para atender as mais diferentes necessidades de clientes e usuários.

Para o mercado dos Estados Unidos, o destaque é a nova linha de pistolas SPECTRUM, a primeira da Taurus totalmente desenvolvida, projetada e fabricada em sua planta americana, localizada em Miami. O modelo incorpora o que há de mais avançado em tecnologia para apresentar ao exigente consumidor americano uma pistola compacta segura, precisa e com design inovador.

A identidade visual da companhia foi modernizada para traduzir a evolução da empresa e, ao mesmo tempo, ressaltar sua trajetória até a posição que ocupa hoje, entre as três maiores fabricantes de armas do mundo. O Touro, animal que simboliza a companhia, continua presente. Sua imagem, agora voltada para a frente, simboliza força, segurança e virilidade além de ter ligação direta com trabalho, robustez e prosperidade.

Os novos lançamentos são o mais recente fruto das mudanças promovidas desde 2015 pela nova gestão da Taurus para aproximar mais a companhia de seus usuários e clientes, além de torná-la ainda mais eficiente e produtiva, sem abrir mão da qualidade e segurança. Nos últimos meses, a companhia reestruturou seu parque fabril, concentrando todas as suas operações na unidade de São Leopoldo (RS) e implantou ações para aprimorar seu serviço de pós-venda e relacionamento com clientes.

Uma das pistolas recém lançadas pela Taurus

SOBRE A TAURUS

A Taurus é uma empresa Estratégica de Defesa e integrante da Base Industrial de Defesa (BID) com 77 anos de história e reputação sólida, baseada na excelência de seus produtos. A companhia é dona de mais de 45 patentes nacionais e internacionais e recebeu diversos prêmios internacionais e nacionais por sua atuação e pela qualidade de seus produtos.

Sediada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, a companhia emprega mais de 2.900 pessoas no país, exporta para mais de 85 países. A companhia é a maior fabricante de revólveres e a quinta maior produtora de pistolas do mundo, além de ser a quarta marca mais vendida no exigente mercado dos Estados Unidos.

TRT-MA informa plantonistas do fim de semana (21 e 22)

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador James Magno Araújo Farias, será o plantonista da segunda instância trabalhista no sábado (21/1) e no domingo (22/1).  

 

Nas Varas do Trabalho, o plantão será cumprido pela juíza Ângela Cristina C. Mota Luna, da 4ª VT de São Luís. O plantonista da primeira instância é competente para apreciar demandas relativas aos processos que tramitam em todas as 23 Varas do TRT-MA, devendo adotar as medidas necessárias à efetividade de suas decisões.

 

PLANTÃO JUDICIAL

 

O plantão na Justiça do Trabalho do Maranhão ocorre no horário das 13h às 18h, nos fins de semana, feriados, pontos facultativos e recessos. Nos plantões, são apreciadas medidas judiciais urgentes, tais como pedidos de habeas corpus e de liminares em mandados de segurança de natureza urgente, ou seja, desde que passíveis de causar danos à vida ou à liberdade de locomoção, conforme prevê a Resolução Administrativa TRT-MA nº 167/2010. Além de desembargadores e juízes da primeira instância, servidores também são designados para compor as respectivas equipes de plantão.

 

CONTATOS

 

O contato com a equipe de plantão do TRT-MA pode ser feito pelo celular (98) 98864-1083. O Tribunal fica localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, nº 2001, bairro Areinha, em São Luís. Já o contato com a equipe de plantão das Varas do Trabalho pode ser feito pelo celular (98) 98864-1082. O Foro Astolfo Serra, sede das VTs de São Luís, localiza-se na Avenida Senador Vitorino Freire, s/nº, Areinha, próximo ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral.

MPMA divulga Plantão das Promotorias da Capital de 20 a 22

O Ministério Público do Maranhão informa a escala de plantão das Promotorias de Justiça da Comarca da Ilha de São Luís neste fim de semana, de 20 a 22 de janeiro de 2017.

A promotora de justiça Raquel Silva de Castro é a plantonista na área cível. Na área criminal, a responsável pelo plantão é a promotora de justiça Araceles Lima Ribeiro.

Aos sábados, domingos e feriados, o plantão é de 24 horas.

O atendimento acontece na sala das Promotorias de Justiça, que funciona no Fórum Desembargador Sarney Costa, na Avenida Carlos Cunha. Nos dias úteis, o atendimento é feito das 18h às 8h do dia seguinte.

Os telefones de contato do plantão são: (98) 3227-3222 e (98) 99123-4390.

Deputado Zé Inácio participa da entrega de ônibus escolares

 

Zé Inácio participa da entrega de ônibus, com o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro; o governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão (Foto: Divulgação)

O deputado Zé Inácio participou, na terça-feira (17), da entrega ônibus escolares a 18 municípios maranhenses. O evento, que ocorreu no Palácio Henrique de La Rocque, é uma parceria entre o governo do Estado e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Após a assinatura do termo de doação, as chaves dos ônibus foram entregues aos prefeitos de cada cidade contemplada. Os veículos estavam estacionados no pátio do palácio e farão o atendimento a estudantes da rede pública, residentes na zona rural.

O deputado Zé Inácio destacou a importância de ações do Governo para a área da Educação. “Não se pode falar em educação, principalmente no Maranhão, sem transporte escolar, já que a maioria da população vive na zona rural. Para garantir a presença dos alunos é indispensável um transporte de qualidade que os leve até as escolas”, afirmou.

Outro destaque feito por Zé Inácio foi a parceria entre o governo do Estado e os municípios. “Essa parceria entre Governo e Município, a partir do compromisso do governador Flávio Dino, garante um apoio ainda maior para as cidades. Um desses exemplos é o programa ‘Escola Digna’”, ressaltou.

O ‘Escola Digna’ é uma política educacional instituída pelo governador Flávio Dino, que tem entre seus objetivos estratégicos a transformação de escolas em espaços dotados de condições necessárias para processo de ensino e aprendizagem.

Nesta etapa, foram contemplados os seguintes municípios: Fernando Falcão, Santana do Maranhão, Bela Vista, Capinzal do Norte, Cururupu, Junco do Maranhão, Pio XII, Arari, São José de Ribamar, São João do Paraíso, Turilândia, São Domingos do Azeitão, Amarante do Maranhão, Fortuna, São Luiz Gonzaga, São Francisco do Maranhão, Turiaçu e Cajapió.

PRF prende condutor de caminhão por uso de documento falso

Caminhão apresentava documento furtado e alterações no chassi (Foto: Divulgação/PRF)

Na tarde desta quinta-feira, por volta das 17h, uma equipe PRF da Unidade Operacional de Porto Franco, distante 100 km de Imperatriz, apreendeu um caminhão Ford/Cargo 2622E, de placas aparentes OMD-4662.

Após consultas aos sistemas de segurança, os policiais descobriram que o documento do caminhão apresentado pelo motorista aos agentes era produto de furto e, após fiscalização minuciosa, verificaram que o chassi apresentava sinais de adulteração.

O condutor disse que havia saído do Goiás e teria como destino a capital do Maranhão. Disse ainda que iria agregar o veículo a uma empresa de São Luís, na qual trabalharia até o mês de abril.

Diante dos fatos, os PRFs encaminharam a ocorrência para a Delegacia de Polícia Civil em Porto Franco-MA.

Edivaldo e Dutra discutem sobre políticas públicas integradas

O prefeito Edivaldo se reuniu com Dutra, acompanhado do vice-prefeito Júlio Pinheiro e do secretário de Articulação Política, Jota Pinto (Foto: A. Baeta)

O prefeito Edivaldo recebeu, na tarde de terça-feira (17), o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, em seu gabinete no Palácio La Ravardière. Na visita de cortesia, os gestores municipais trataram sobre políticas públicas integradas, visando fortalecer a implantação da região metropolitana. As parcerias com Paço do Lumiar devem acontecer em áreas prioritárias como transporte, limpeza e infraestrutura, o que beneficiará os moradores não só dos dois municípios, mas de toda Grande Ilha.

“As políticas públicas integradas são fundamentais para o desenvolvimento de todos os municípios da região metropolitana. Hoje, estamos recebendo o prefeito Domingos Dutra, em uma visita de cortesia, mas como não poderia deixar de ser, conversamos sobre ações conjuntas que beneficiarão a população em áreas prioritárias”, enfatizou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado do vice-prefeito, Júlio Pinheiro; e do secretário de Articulação Política, Jota Pinto.

Ao falar sobre a metropolização, os prefeitos destacaram que hoje se vive um momento propício para que ela aconteça, uma vez que se tem um governador parceiro, municipalista e empenhado em implantar a região metropolitana. Além disto, os quatro prefeitos – das cidades de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís – são amigos, têm visão de futuro e compromisso com a população.

Um dos pontos mais discutidos na reunião, que durou cerca de duas horas, foi a questão da limpeza pública, área em que a Prefeitura de São Luís tem avançado. “Em Paço do Lumiar, temos uma área de descarte irregular que precisamos desativar. Queremos fazer a coleta seletiva e dar um destino adequado ao resíduo domiciliar. São Luís já tem a experiência de ter desativado o aterro da Ribeira e criado os Ecopontos”, disse Domingo Dutra.

Foi tratado ainda sobre parcerias na área da infraestrutura urbana, com a cooperação para realização de asfaltamento nas regiões limites entre os municipios em um momento em município de Paço do Lumiar está com suas vias em estado crítico, segundo informou o prefeito do município. Os consórcios entre as prefeituras otimizam recursos e reduzem custos, o que possibilita aos prefeitos atender melhor as demandas da população.

Timon: Polícia Civil recaptura foragido e prende acusado de negociar soltura de presos

Francisco de Assis fugiu da cadeia em outubro de 2016 e é acusado da prática de vários roubos em Timon (Foto: Divulgação/PC)

Policiais civis, por meio do 3° Distrito de Timon, recapturaram, na quarta-feira (18), no bairro Cidade Nova, Francisco de Assis Souza Nascimento, que havia fugido no dia 12 de outubro de 2016. Ele é acusado da prática de vários roubos na cidade.

O delegado Michel Sampaio informou que o fugitivo e outros dois presos serraram as grades da cela e renderam um policial civil que levava alimentação para eles. Depois, tomaram a pistola e veículo do agente e fugiram. Os três foram localizados, por meio de investigações realizadas pelo 3° Distrito de Timon, com apoio das Delegacias de Entorpecentes, de Homicídios, da Mulher e do 4° DP.

Também em Timon, policiais do 3° Distrito, em ação conjunta com promotores de Justiça, prenderam Francisco Vieira de Freitas, acusado de negociar a liberdade de presos com parentes de apenados mediante pagamentos. O delegado Michel Sampaio disse que as investigações continuam.

Hospital municipal de Nova Olinda do Maranhão passa por reforma

Reforma emergencial do hospital municipal de Olinda Nova começou no dia 10 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Nova Olinda do Maranhão deu início à reforma do hospital municipal Hemetério Marcos Weba, no último dia 10. Estão sendo reformadas as alas de internação, enfermagem, o centro cirúrgico, a cozinha, além de toda a parte hidráulica. O prazo de conclusão da obra é de dois meses.

O hospital municipal vai passar também por pintura e retelhamento, evitando a penetração de água da chuva no período chuvoso. Em 2017, o hospital passou a funcionar com médicos todos os dias. A equipe de profissionais que atende na unidade de saúde é formada por cinco médicos, sete enfermeiros e 14 técnicos em enfermagem.

“Encontramos o hospital na pior situação possível para o município. Precário, sem funcionar nada. Não tinha mais atendimento. Por isso, está já é uma prioridade de nossa gestão, para que possamos atender com excelência pelo menos os casos de urgência e emergência, porque nossa população não tinha para onde ir. Estamos com a mão na massa para que possamos oferecer serviços básicos de qualidade à nossa gente”, afirmou a prefeita Iracy Weba.

Segundo o diretor da unidade, Paulo Henrique, a reforma tem o objetivo de acabar com alguns dos vários problemas encontrados no hospital no inicio da gestão. “Também está sendo trocado o piso das salas de internação e da ala de atendimento, além de reparos na encanação e esgoto. Nós queremos oferecer um espaço de saúde digno, com todos os equipamentos necessários para que possa ser feito um atendimento de qualidade. Ainda este ano, a prefeita planeja uma ampla reforma, com reequipamento do hospital”, antecipou o diretor.

Página 1 de 9312345...102030...Última »