Fechar
Buscar no Site

JÚBILO DOS ANJOS

“Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” (Lucas, 15:7)

Jesus Cristo causava incômodo nos fariseus porque os publicanos e pecadores cada vez mais O procuravam. A palavra de Jesus atraia os pecadores e isso não era permitido pelos fariseus, uma casta elitista e puritana que não aceitava o convívio com quem não cumpria a lei.

Em razão disso, Jesus lhes propôs três parábolas: 1) a da ovelha perdida; 2) a da dracma perdida; e 3) a do filho pródigo. Todas tem o significado de se encontrar o que está perdido.

Com a Sua inteligência e perspicácia sem igual, Jesus explica a situação em uma série de eventos.

Primeiro fala para os que são originados do campo e sabem o valor de um animal em um rebanho, principalmente em uma época de escassez de alimentos. Para o criador, encontrar uma ovelha desgarrada é motivo de muita alegria, quando chega em casa e aos vizinhos conta a história com grande entusiasmo.

Depois, para as pessoas que tem o dinheiro como principal meta e foco, com o perdimento de dez por cento de sua riqueza. Recuperar, percentualmente, uma parcela significativa de tudo o que se tem é razão mais do que suficiente para se comemorar.

Por último, discorre sobre o filho perdido. Aos que ainda não tinham entendido a mensagem, Jesus propõe uma terceira parábola, mais dramática, que é a do filho desvairado que abandona a família, dissipa todos os bens e passa a viver de favor, como um mendigo. A volta de um filho arrependido, nessa situação, é motivo de muita festa no coração de um pai amoroso. É como um bálsamo.

Jesus diz que o mesmo acontece no mundo espiritual quando alguém perdido se converte de seus maus caminhos e volta para Jesus. Deus, nosso pai de misericórdia, muito se alegra e há júbilo nos céus quando isso acontece.

A palavra de Deus está sendo pregada para o arrependimento. Cabe a cada um a decisão. Aos que se convertem, é realizada uma festa no céu.

Por Roberto Veloso
Igreja Batista do Olho D´Água (São Luís-MA)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens