Fechar
Buscar no Site

Fake News antes da internet – Pr. Paulo Guilherme

Você já ouviu falar em Fake News? Então, são notícias falsasque não representam a realidade, mas que são compartilhadas na internet como se fossem verídicas, principalmente através das redes sociais. E você sabia também que isso já existia muito antes das redes sociais? A palavra de Deus conta uma história interessante sobre isso.

Aconteceu na época do reinado do Rei Davi, em que um dosmomentos mais instáveis foi quando em seu próprio reino um de seus filhos, Absalão, dominado pela revolta por conta da negligência de seu pai, que não tomou providências punitivas com seu meio irmão, Amnon, por ter assediado e estuprado a própriairmã, Tamar, depois de se passar por doente e desprezá-la após o incesto.

Isso alimentou a sede de Justiça de Absalão, que não aceitava a indiferença do pai depois desse ato tão grave de Amnon; mesmo que passados dois anos, Absalão não esqueceu, até que, em um dia de tosquia das ovelhas premeditou e conseguiu com amigos vingar a irmã matando seu meio irmão Amnon (II Samuel 13).Absalão fugiu. O pai ficou arrasado, pois amava muito Amnon.

Depois de alguns anos, Absalão voltou para casa, mas o coração continuava magoado, e começou o seu projeto de assumir o lugar de seu pai, que para isso usou a estratégia de ROUBAR CORAÇÕES usando o FAKE NEWS, e assim ganhar o coração dos súditos. Absalão, todos os dias acordava muito cedo, se posicionava na porta do palácio e esperava as demandas quechegavam para juízo e decisão do rei; perguntava de onde vinha a pessoa que as vezes vinha de longe, e ao ouvi-la na porta do palácio dizia: sua causa é justa mas não tem ninguém da parte do rei para ouvi-la. E ainda dizia mais: ah! quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça!

Quando alguém chegava para inclinar-se diante de Absalão,que era príncipe, estendia a mão para não deixar, e abraçava e beijava o súdito de seu pai. Assim, ele ROUBAVA O CORAÇÃO do povo de Israel, usando FAKE NEWS e a política suja da HIPOCRISIA.

Absalão permaneceu dois anos em Jerusalém sem ver o rosto do pai, que ele evitava, até que depois de quatro anos pediu ao pai autorização para ir até Hebron fazer sacrifícios, pagando assim uma promessa, mas na verdade já havia uma conspiração, e ao chegar lá, levando duzentas pessoas entre simpatizantes da causa e alguns que não sabiam de nada, foi proclamado rei e uma grande parte do povo que estava com eles depois decretam seus CORAÇÕES ROUBADOS através do FAKE NEWS.  

Ele assumiu, e seu pai fugiu descalço do palácio antes de sua chegada de Hebron com o apoio da maioria. Davi sabia que seu filho seria sem piedade e o mataria sem hesitar. E quando Absalão chegou em Jerusalém, imediatamente se deitou com as concubinas de seu pai diante do povo de Jerusalém para que todos soubessem que a situação já era controlada e dominada por ele. Absalão dominou, ficou claro quem era AMIGO e quem era FALSIANE na vida daquele REI.

Havia duas pessoas muito próximas que estavam todos os dia na mesa do rei, e que ajudavam em todas as decisões; eram os conselheiros inteligentíssimos, estrategistas de guerras chamados AITOFEL e HUSAI. Aitofel acompanhou Absalão na viagem e fazia parte do novo grupo, mas Husai, ao saber do golpe, foi atrás deDavi que havia fugido, foi acompanhá-lo e demonstrar sua fidelidade. Davi, ao ver Husai agradeceu muito a fidelidade daquele conselheiro, mas lhe disse: Husai, quero que você volte, pois me será mais útil lá perto de meu filho para desfazer o conselho queAitofel vai dar, pois sei que seus conselhos são infalíveis, aí vocêdá outro conselho e não deixa meu filho Absalão seguir o conselho de Aitofel. Em outras palavras: Husai volta, e “mete” um FAKE NEWS na cabeça do meu filho para convencê-lo, e assim livrar minha cabeça da degola.

Husai voltou e foi convocado para a reunião, e chegando lá, Aitofel deu a estratégia certa para que Absalão conseguisse matar seu pai Davi que havia fugido com alguns fiéis amigos. Disse Aitofel: deixa-me escolher doze mil homens, e me disporei, e perseguirei Davi esta noite. Assaltá-lo-ei, enquanto está cansado e frouxo de mãos; espantá-lo-ei; fugirá todo povo que está com ele; então matarei apenas o rei.

O parecer agradou a Absalão e a todos os anciãos de Israel que estavam na reunião. Porém, Absalão mandou chamar Husai, o arquita, pois queria ouvir também o que diria. Husai disse que, oconselho que deu Aitofel não era bom; indagou ao rei sobre seus conhecimentos de seu pai Davi e seus homens, que eram valentes e estavam enfurecidos como a ursa no campo roubada dos seus cachorros; Husai também alertou a Absalão: teu pai é homem deguerra, e não passará à noite com o povo; nesta hora estará à espreita em alguma cova ou em qualquer outro lugar.

A FAKE NEWS de Husai funcionou, e Aitofel ao perceber queAbsalão ficou com o conselho de Husai foi se enforcar, porquesabia que Davi ia voltar para o palácio como rei, e ele perderia o cargo e talvez a vida por ser traidor (II Samuel 17).

A vida é assim … cheia de NOTÍCIAS FALSAS e VERDADEIRAS, da mesma forma que conquistamos AMIGOS VERDADEIROS e FALSOS também. Portanto, compete a nóstermos sabedoria e perspicácia para observarmos as duas questões, nunca desconsiderando os sinalizadores que são dados por pessoas próximas, assim como a origem da informação. E como disse São Tiago no capítulo 1 versículo dezesseis: Meus irmãos, não vos permitais ser enganados.

DEUS ILUMINE VOSSAS VIDAS!

                                               Pr. Paulo Guilherme 

                                                Igreja Quadrangular (Monte Castelo)

                                                        Whatsapp (98) 981110198

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens