Fechar
Buscar no Site

FORÇA PARA VIVER – REFUGIE-SE EM DEUS

 

Pr. Irailton Melo de Souza

Encontrar um refúgio seguro tem sido o desejo de milhões de pessoas em diversas partes do mundo. Inclusive aqui no Brasil, temos o exemplo dos venezuelanos que têm chegado pelo norte de Roraima. Famílias inteiras deixando suas casas, suas vidas e seus sonhos para trás pelo simples propósito de se manterem vivos.

Para muitos dessas pessoas, porém, encontrar acolhida não tem sido fácil. Mesmo no nosso país, conhecido por sua solidariedade e receptividade, há relatos de agressões e violência contra aqueles que buscam guarida temporária.

Assim como há migrante territoriais, também há migrantes existenciais. As condições são diferentes, mas as dores que perparçam a alma muitas vezes são parecidas. Dores que se desdobram em ansiedades e medos, aflições de espírito e síndromes de todos os tipos.

Para onde iremos e aonde nos refugiaremos? Alguns tentam se refigiar nos vícios, outros no isolamento social e emocional. Alguns tentam se afundar em trabalho e outros em happy hours intermináveis. Seguramente, refúgios frágeis que criam situações piores do que as experimentadas no lugar de origem.

A Bíblia, no Salmo 46, nos apresente o único refúgio totalmente seguro, que não exige passaport nem impõe barreiras. Também não implica longas caminhadas e peregrinações, podendo ser acessado apenas com um ato de fé. Este refúgio é o Deus Eterno:

Deus é o nosso refúgio e fortaleza,  socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. (Salmo 46.1,2)

O Salmo 46 evidencia o poder soberano de Deus e nos chama a depositar fé e confiança em Deus, em ocasiões de instabilidade e insegurança. Não se trata de uma visão determinista, tampouco de uma tentativa de simplificar ou minimizar os problemas humanos, mas de manter inabalável a nossa segurança em Deus.

Em João 16, Jesus expõe aos seus discípulos uma série de provações pelas quais eles passariam. Mas que eles tivessem paz e ânimo, pois ele estava no controle – “eu venci o mundo”.

No  Salmo 46 há as três declações extremamente importantes:

  1. Deus é o nosso refúgio. Isto é, Deus é abrigo seguro em meio ao perigo. É a real segurança nas tormentas da vida; Alguém com quem podemos contar.
  2. Deus é a nossa fortaleza. Ou seja, Deus é força e proteção sobre as adversidades e os ataques dos maus.
  3. Deus é socorro bem presente. Observe que a Bíblia não está dizendo que Deus está apenas presente, mas que ele está “bem presente”. Isto é, Deus entra no problema conosco, como fez fez quando entrou na fornalha de fogo ardente com Sadraque, Mesaque e Abrdengo (Dn 3) e com Daniel, na cova dos leões (Dn 6). Deus do problema conosco. Não é alguém que vai chegar porque foi chamado, mas alguém que já está porque decidiu nunca nos deixar sozinhos.

Como consequência de tudo isso, o salmista conclui dizendo: “por isso não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; e ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.”

Você que está pensando em desistir de tudo, por não encontrar um saída imediata para os seus problemas, acolha em seu coração a mensagem do Salmo 46. Não fuja para lugares estranhos e que podem se tornar mais perigosos do que o lugar onde você está agora. Refugie-se em Deus e Ele haverá de mostrar o caminho e a solução para a sua vida.

—————————–

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens