Fechar
Buscar no Site

Não despreze os humildes recomeços

Todas as vezes que precisamos recomeçar, a insegurança toma conta de nosso coração. Isso, porque os recomeços são necessidades da nossa sobrevivência e também desejo derecuperar a dignidade, que talvez ficou para traz por perdas sofridas ao longo de uma trajetória de vida, que são as escolhas erradas por falta de Sabedoria, ou por conta dos desencontros naturais da vida.

A motivação para recomeçar depende muito no que estamos focados. Eu acredito que focar em Deus e na fé é a melhor decisão a tomar nos recomeços. A muito tempo atrás, o povo de Deus perdeu totalmente a sua dignidade; fez escolhas erradas e por conta disso pagou um preço muito alto por  desconsiderar todos os avisos e sinalizadores que o próprio Deus havia dado, além de rejeitar totalmente a diplomacia de Deus tentando alertá-lo do perigo. Oresultado disso foi, que toda uma nação findou sendo desterrada de sua terra natal e levada para outra nação, no caso, a Babilônia quehoje é o Iraque.

Na Babilônia, o povo de Deus foi servir ao império deNabucodonosor que o conquistou, e além de saquear suas cidades e profanar o Templo de Jerusalém, levou os novos para servirem ao seu império e ganharem o status de escravos. Nessa condição,qualquer ser humano perde sua autoestima e claro, o amor próprio, honra, dignidade e orgulho. Muita gente confunde autoestima com egoísmo que é um apego excessivo a si mesmo em detrimento do outro, o que é diferente do amor próprio e autoestima.

O povo perdeu tudo o que poderia lhe dar motivação, mas manteve a esperança diante de situações humanamente improváveis, usando um dos recursos mais poderosos para mudar uma realidade improvável que é a ORAÇÃO. Todos daquele povo passaram a fazer orações três vezes ao dia, sempre acreditando que em algum momento a situação mudaria e teriam umRECOMEÇO de suas vidas.

ORARAM durante SETENTA anos, o que não foi fácil; uma oração que beneficiou a geração seguinte que protagonizaria esse RECOMEÇO. E como todo recomeço envolve reconstrução, determinação logo perceberam esses desafios e começaram a se refazerem, incluindo mudança de mentalidade e capacidade para superar os obstáculos.

A primeira mudança foi a construção do Templo ao Senhor Deus, sendo liderados por um Israelita chamado Zorobabel, quetornou-se o governador e foi quem trouxe a primeira leva de Israelita do exílio da Babilônia. E Deus entrou no projeto, porque os desafios eram enormes e eles ainda tinham o cacoete de escravos,juntamente com a autoestima baixa pelos anos de escravidão. Então, Deus para motivar o GOVERNADOR ZOROBABEL, usou o profeta Zacarias para mandar esse recado de motivação e claro queEle, o Deus poderoso, estava ajudando naquele projeto que não ficaria pela metade, mas a pedra de remate seria posta, concluindo o projeto do Templo, tão importante para o recomeço daquele povo Esta é a palavra do SENHOR A ZOROBABEL, Nem por FORÇA nem por VIOLÊNCIA, mas por meu ESPÍRITO, diz o SENHOR dos EXÉRCITOS… QUEM ÉS TÚ, O GRANDE MONTE? Diante de ZOROBABEL serás uma CAMPINA: porque ele colocará a PEDRA DE REMATE, em meio a aclamações: Haja graça e graça para ela! (Zc.3:67).

Ao afirmar que estava na parceria, e que a parte dEle seria plainar os obstáculos, figurados pelos montes, e AFIRMANDO que o projeto e o RECOMEÇO estavam garantidos, não pela FORÇA ou pelo PODER, mas pelo seu ESPÍRITO encorajou-os e animou-os. E,alguns mais dominados pelo TRIUNFALISMO questionavam, porquequeriam RECOMEÇAR de forma mais suntuosa, pois alguns achavam que esse NOVO TEMPLO era mais simples que o templo destruído por Nabucodonosor. DEUS, então, usou o profeta ZACARIAS para dizer: Não despreze os humildes começos (Zc. 4:10).Deus falou também pelo PROFETA AGEU, que declarou: O que faz a Gloria das coisas não é a opulência ou beleza exterior, mas a sua PRESENÇA (Ag.2:29). A GLORIA DA SEGUNDA CASA SERÁ MAIOR QUE A DA PRIMEIRA!

Talvez você que está lendo esse texto sabe que precisa RECOMEÇAR. Já percebeu que seu rumo está errado e não vai levar a lugar algum, e quem sabe já perdeu tantas coisas no rumo em que se encontra e as vezes até acha que não há mais tempo para RECOMEÇOS e mudanças de direção… Lembre-se que, no começo dessa matéria eu transcrevi da Bíblia o que Deus falou para o governador ZOROBABEL: não por força ou poder, mas pelo meuESPÍRITO. Portanto, estabeleça hoje esse recomeço, e tenha o DEUS PAI E AMIGO como PARCEIRO e TUDO VAI DAR CERTO.

Deus ABENÇOE!

Pr. Paulo Guilherme

Igreja Quadrangular (Monte Castelo)

Whatsapp (98) 981110198

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens