Fechar
Buscar no Site

Deputados tomam posse na Assembleia Legislativa do Maranhão

Os deputados eleitos para a 19ª legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão foram empossados na manhã desta sexta-feira (1º), no PlenárioDeputado Nagib Haickel.

O deputado Rigo Teles (PV), por ser o parlamentar com maior número de mandatos na Casa, presidiu a sessão, que contou também com a presença do governador Flávio Dino; do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos; do presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Cleones Cunha, além de outras autoridades.

Conforme o rito estabelecido no Regimento da Casa, todos os 42 deputados eleitos e diplomados pela Justiça Eleitoral prestaram o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição do Brasil e a Constituição do Estado, observar as leis e desempenhar com lealdade, dedicação e ética o mandato a que lhes foi confiado pelo povo do Maranhão.

Na condição de presidente da sessão, o deputado Rigo Teles proferiu um breve discurso, manifestando a sua confiança de que “esta legislatura cumprirá o seu papel da forma que sempre cumpriu, baseada no respeito mútuo entre os seus pares e na independência entre os Poderes.”

Rigo Teles frisou que, “apesar das diversidades de pontos de vistas aqui representadas pelas mais diversas correntes políticas e ideológicas, conseguiremos caminhar para um denominador comum, o entendimento. Só assim cumpriremos com o nosso dever de pessoas públicas ao colocar os interesses da população maranhense acima de grupos.”

Ao fazer referência ao exercício de seus mandatos na Casa, Rigo Teles disse que, ao longo de duas décadas, pôde vislumbrar, através dos pares que marcaram a história da Casa, o sentimento de sempre avançar para a história da Assembleia Legislativa.

“Nenhum regime político é digno do nome democrático se não tiver Parlamentos que funcionem com autonomia e independência.O grande desafio hoje é fazer da democracia cada vez mais um instrumento para melhorar a vida das pessoas. Esse deve ser o nosso compromisso principal como parlamentares que representam, a partir de hoje, o povo do nosso querido Estado do Maranhão”, ressaltou Rigo Teles.

Em seguida, o governador Flávio Dino proferiu um discurso de saudação a todos os deputados empossados: “Por uma deferência do eminente Presidente Rigo Teles, tenho a honra de dirigir breves palavras nesta sessão, tendo aqui a oportunidade de muito fraternalmente saudar a todos os vitoriosos, todos aqueles que dividiram a batalha eleitoral conosco em outubro pretérito”.

O governador fez questão de registrar breves palavras de homenagem e de congratulações “não apenas em meu nome, não apenas em nome do Poder Executivo, porque creio que também verbalizo aqui as congratulações do Poder Judiciário e do Sistema de Justiça do nosso Estado e dos demais Poderes, mas, sobretudo, quero consignar os cumprimentos de todo povo do Maranhão a cada deputada e cada deputado hoje empossados.”

Flávio Dino frisou que resolveu proferir breve saudação, “a saudação de quem deseja sucesso aos que apoiarão o governo e aqueles que farão oposição ao governo. Ambos colaboram com o nosso governo, aqueles que fazem isso, a honra de integrar a nossa base parlamentar e aqueles que legitimamente sustentam posições diferentes. Quero desejar que a independência e a harmonia determinada pela Constituição esteja no dia a dia desse relacionamento, e esse é o meu empenho. Tenho certeza de que assim como foi nos quatro primeiros anos assim será nesses quatro vindouros”, salientou o governador.

Ele informou que a Mensagem formal do Poder Executivo será entregue e apresentada no Plenário da Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira (dia 4), às 16 horas, quando acontecerá sessão solene de instalação desta legislatura.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens