Fechar
Buscar no Site

Governo do Maranhão realiza comemorações pelo centenário do escritor Josué Montello

O ano de 2017 marca o centenário do nascimento do escritor maranhense Josué Montello e uma extensa programação comemorativa está sendo preparada para o segundo semestre deste ano pela Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), equipamento cultural do Estado vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

Para abrir as comemorações será realizada a Semana Montelliana, prevista para o período de 21 a 25 de agosto. Na programação estão planejadas diversas atividades como palestras, lançamento de selo comemorativo, lançamento de concurso de redação, exposição, exibição de documentários, lançamento de livros, atrações culturais e visitas guiadas ao acervo da Casa Josué Montello, na Rua das Hortas, Centro.

Com o tema ‘Por quem tocam os Tambores de São Luís’ a palestra de abertura será ministrada pelo acadêmico Arnaldo Niskier, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Para a diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Souza, a comemoração do centenário pretende trazer ao público um amplo e sólido conjunto de ações sobre o autor maranhense e sua obra. “Além da Semana Montelliana, teremos como parte da programação as publicações de uma coletânea de artigos sobre escritores maranhenses e um livro infantil, ambos de autoria de Josué Montello”, informou.

Outras ações comemorativas serão realizadas até o final do ano em parceria com outras instituições, como o concurso de redação dirigido aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual, realizado em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc); ciclo de palestras na Academia Maranhense de Letras; Salão Literário de Imperatriz; Semana do Teatro; Colóquio em Timon; dentre outros. Em breve será disponibilizado hotsite para divulgação exclusiva da programação do centenário de Josué Montello.

Inscrições de artigos acadêmicos

Além da vasta programação, a Semana Montelliana terá um espaço para o diálogo sobre a vida e obra montelliana, aberto a pesquisadores, estudantes e admiradores do escritor. Os trabalhos podem contemplar reflexões teóricas e relatos de pesquisa.

Os interessados poderão inscrever artigos sobre o escritor e sua obra até o dia 12 de agosto. Cada participante pode inscrever um único artigo, que pode ser assinado por até dois autores. A ficha de inscrição e as orientações sobre o envio dos trabalhos podem ser acessados no site da Sectur (www.sectur.ma.gov.br ). A ficha deve ser encaminhada junto com o trabalho completo para o e-mail [email protected]

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens