Fechar
Buscar no Site

Salgado Maranhão, o maior poeta brasileiro da atualidade, profere palestra em São Luís

O poeta Salgado Maranhão proferiu palestra, sábado à noite, no São Luís Shopping

O escritor Salgado Maranhão, considerado pela imprensa nacional como o maior poeta brasileiro da atualidade, esteve em Caxias e São Luís, neste final de semana. Na manhã de sábado (27) ele visitou o Centro Histórico da capital maranhense acompanhado de dois outros poetas, Alexandre Lago e Rinaldo Nunes, Salgado Maranhão falou de sua trajetória na literatura, e de suas obras como poeta, jornalista e compositor.

Ele veio a São Luís para lançar seus três últimos livros: “O mapa da tribo” (vencedor do Prêmio Pen Club 2014), ‘Óperas de nãos’ (vencedor do Prêmio Jabuti 2016) e “Avessos avulsos”, seu título mais recente.

Compositor memorável, Salgado Maranhão compôs com Herman Torres “Caminhos de Sol, que entrou na trilha sonora da novela “A viagem”, da TV Globo. São mais de 50 canções gravadas. Entre os artistas que interpretaram suas músicas estão Zizi Possi, Elba Ramalho, Ney Matogrosso e Ivan Lins.

O poeta anunciou que, no Rio de Janeiro, onde mora há 40 anos, está preparando o lançamento de seu novo livro ‘A sagração dos lobos’, que reúne poemas “com o sentido de discutir a situação de todos nós humanos, que somos presas ao mesmo tempo em que somos lobos. Resta saber que papel escolhemos para representar”.

Ao tecer comentários sobre a poesia brasileira, Salgado Maranhão observou diz que o Maranhão é o único Estado da Federação que tem dois poetas que falam da nacionalidade, cuja obra traduz o espírito do país: Gonçalves Dias e Ferreira Gullar.

Em evento organizado por Alexandre Lago, autor de “Letras de Sempre”, coluna publicada no JP, e por Rinaldo Nunes, do rapsodo.site, dedicado à poesia, Salgado Maranhão participou, na noite deste sábado de um encontro no São Luís Shopping, no auditório da Livraria e Espaço Cultural AMEI (Associação Maranhense dos Escritores Independentes).

O poeta falou ao público presente acerca de sua trajetória, calcada em profunda relação com a palavra, bem como sobre sua vida, dedicada à construção de uma obra poética singular. Será uma oportunidade de se aproximar de seus conterrâneos o maranhense detentor de reconhecimento nacional e internacional.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens