Fechar
Buscar no Site

Unidades prisionais da São Luís recebem o ‘Janeiro Branco’

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo. Para tanto, vem sendo disseminado no Brasil a criação da Campanha Janeiro Branco, que se justifica como uma importante ação preventiva em relação a essas graves questões e fundamentalmente como uma necessária ação voltada à promoção de mais Saúde Mental nas vidas das pessoas em geral.

O Serviço de Assistência Biopsicossocial aos Servidores – SASB, setor da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAP, compreende a importância de se realizar uma ação que aborde a saúde mental com os servidores. Na rotina do SASB, percebe-se como o servidor penitenciário está exposto a situações de altos riscos emocionais e psicológicos. Dessa forma, o Projeto “Janeiro Branco: Quem cuida da mentem cuida da vida!” foi elaborado, tendo como objetivo sensibilizar e orientar os servidores acerca da importância do cuidado com a saúde mental, e uma tentativa de desconstruir o preconceito com a área. A ação consiste em distribuição de folders informativos elaborados pela Equipe SASB, laços brancos (símbolo maior da campanha), orientações e realizações de palestras e orientações nas Unidades Prisionais da São Luís.

A ação foi realizada através de visitas pela equipe SASB nas seguintes unidades da SEAP: Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Paço do Lumiar, Unidade Prisional de Ressocialização do Olho D’água, Unidade Prisional de Ressocialização de Paço do Lumiar, Central de Custódia de Presos de Justiça do Anil, Unidade Prisional de Ressocialização do Monte Castelo, Casa de Assistência ao Albergado e Egresso de São Luís; Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 1, Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 2, Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 3, Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 4, Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 5, Unidade Prisional de Ressocialização Feminina, Centro de Observação Criminológica e Triagem de São Luís, Penitenciária Regional de São Luís, Grupo Especial de Operações Penitenciárias- GEOP; Núcleo de Escolta e Custódia-NEC, Núcleo de Saúde, Escolta de saúde, na Sede da SEAP, no Outeiro da Cruz e na Academia de Gestão Penitenciária-AGEPEN, localizada na Avenida dos Franceses.

Além disso, aconteceram duas palestras: a primeira foi realizada no dia 24 às 9h, na sala de aula 1 da Academia de Gestão Penitenciária-AGEPEN, com a presença do palestrante Marcelo Soares, terapeuta ocupacional com pós-graduação em Saúde mental, diretor do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS AD, tendo como público-alvo os psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais do sistema penitenciário; A segunda palestra aconteceu no dia 31, às 9h, na Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 3, com a presença do palestrante Alan Maxwell Fernandes Araújo, enfermeiro do Núcleo de Saúde do Sistema penitenciário, especialista em Saúde mental, urgência e emergência, e tem como alvo os servidores da referida unidade.

O vislumbre geral da ação “Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida a vida!” é que foi bem sucedida em seus objetivos. Todas Unidades da SEAP na Grande Ilha de São Luís foram atingidas, e os servidores agraciados estão prontos para serem multiplicadores de informação. Durante as visitas, nos diálogos norteadores do projeto, muitos servidores conseguiram verbalizar opiniões, dificuldades relacionadas ao tema da saúde mental que presenciam diariamente em suas funções, e até mesmo de colegas  que enfrentam problemas mas tem vergonha de pedir ajuda por conta do preconceito.

Dessa forma, o projeto contribuiu para a dissolução do preconceito.

A equipe é composta pelos seguintes profissionais. Angelo Macedo – chefe do Setor; Andreia Costa – Assistente Social; Jose Santos – Terapeuta Ocupacional; Agnólia Matos – Assistente Administrativo; Cinthia Cavalcante – Psicóloga; Jaime Sousa e Tatiana Castro estagiários de psicologia; Karla Sabrina – estagiária de serviço social.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens