Fechar
Buscar no Site

Temer tem semelhanças com Sarney, mas não quer morrer quieto como ele

Há fatores suficientes para comparar José Sarney e Michel Temer.

Primeiro fator: nem um nem o outro tiveram legitimidade de origem (não foram eleitos para presidir o Brasil). Segunda característica: os dois morrem (como presidentes) na mais absoluta solidão.

Terceira semelhança: não há um único candidato, entre os 13 de 2018 ou entre os 22 de 1989, que se anime a defender o presidente de cada momento, Temer e Sarney.

Talvez essa situação constrangedora explique a salva de tiros que Michel Temer disparou contra Geraldo Alckmin em vídeos divulgados nesta semana: é um atirador solitário, uma espécie de “sniper” da política tentando evitar que até quem o apoiou a princípio passe agora a tentar caçar votos na ampla base de indignados com o governo Temer.

É o oposto do que fez Sarney. Morreu em silêncio. Nem se queixou, por exemplo, do fato de que Aureliano Chaves, seu ministro (de Minas e Energia) por quase quatro anos não disse uma palavra para defender o governo de que fizera parte.

A grande mágoa de Sarney, no entanto, foi com Fernando Collor de Mello, exatamente seu crítico mais feroz na campanha de 1989.

Collor, como Sarney, fizera carreira na Arena, o partido de sustentação da ditadura, até se transferir para o PMDB, como Sarney, para eleger-se governador de Alagoas (1986), surfando no êxito do Plano Cruzado, editado por Sarney.

Que os candidatos de esquerda e centro-esquerda (Luiz Inácio Lula da Silva, Leonel Brizola e Mário Covas) o criticassem entrava no script previsível. Que um candidato de direita o fizesse não lhe parecia natural.

É a mesma lógica que parece orientar os disparos de Temer sobre Alckmin: que Ciro Gomes, Marina Silva e o candidato do PT, seja qual for, o ataquem é jogo jogado.

Mas é insuportável que o ataque mais saliente venha justamente do candidato do partido que o ajudou na conspiração para o impeachment e na montagem do governo.

Não parece, no entanto, que a reação a Alckmin melhore a situação de Temer, assim como o silêncio não ajudou Sarney: o desprestígio do atual presidente é tão formidável que, se ele fala, é criticado; se cala, também. (Da Folha de São Paulo)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

3 respostas para “Temer tem semelhanças com Sarney, mas não quer morrer quieto como ele”

  1. JOÃO disse:

    O VAMPIRO =TEMER= TEMEROSO QUANDO JANEIRO DE 2019 CHEGAR …..sem foro privilegiado com 3 processos no STF esperando ele perder o foro para mandar para PRIMEIRA INSTÂNCIA ….CURITIBA—- o terror de TODOS OS LADRÕES- LADRONA—RATÕES- RATAZANA DE BILHÕES DE DINHEIRO PÚBLICO —- VAMOS TODOS AINDA VER ESSES DOIS VAMPIROS LADRÕES DE BILHÕES NA …..PRISÃO OU NO INFERNO—- qualquer das duas opções é boa.

  2. Gerson disse:

    QUE NÃO SE ENGANEM O POVO MARANHENSE COM O SILÊNCIO DO BIGODE (CODINOME NA PLANILHA DA ODEBRECH) ELE ESTÁ “CALADO” MAS ESTÁ POR TRÁS ARMANDO ARAPUCAS PARA O GOVERNADOR. JÁ DECLAROU ABERTAMENTE, EXPLICITAMENTE O SEU ÓDIO PELO GOVERNADOR. FIQUEMOS DE OLHOS ABERTOS PORQUE O SEU CÉREBRO SE É QUE AINDA TEM, ESTÁ QUASE 24 HORAS TRAMANDO.
    POR ESTA E OUTRAS RAZÕES CHAMO A ATENÇÃO PELOS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA DO GOVERNADOR PARA QUE FIQUEM 24 HORAS DE PLANTAÇÃO POIS O DESESPERO É INDISFAÇAVEL E PERIGOSO. NÃO CORRE MAIS SANGUE NAS VEIAS E SIM O ÓDIO. COMO DIZ O VELHO DITADO FALTA DE AVISO NÃO FOI. MUITA ATENÇÃO ADVOGADOS, SEGURANÇAS INCLUSIVE DE TRANSPORTES UTILIZADOS PELO GOVERNADOR.

  3. joão disse:

    TODO CUIDADO COM AS TREVAS—LÚCIFER—BRUXARIAS É POUCO—– O PLANO DESSES CANALHAS—HONORÁVEIS BANDIDOS —-ETERNOS LADRÕES-LADRONA DO MARANHÃO É ADMINISTRAR O COFRE DO MARANHÃO …..( por toda a eternidade …pelos séculos a fora ….). mas o povo acordou do pesadelo de 50 anos de IMPÉRIO e um povo revoltado faz as cabeças rolarem ladeira abaixo – na revolução francesa rei – rainha -princesa – príncipe —- nobres sangue azul suas cabeças rolaram separadas do corpo e o mundo evoluiu , eliminou o despotismo. AS TREVAS E SEUS COMANDADOS …..CUIDADO …. POVO ENFURECIDO PODE EXTERMINAR TODA A RAÇA DANINHA E NÃO SOBRAR DESCENDENTES —EXTERMINA A RAÇA —ACABA O DNA —DNA DA LADROAGEM —- CUIDADO ….. AQUELAS OVELHAS SONOLENTAS E ABOBALHADAS DO PASSADO ( era JACKSON LAGO —NINGUÉM O DEFENDEU ) FICARAM NO PASSADO ……..NO PASSADO …..O MOMENTO PRESENTE É OUTRO , COM INTERNET, REDES SOCIAIS ……. A JUSTIÇA É FEITA EM MINUTOS BASTA O POVO QUERER………CUIDADO TREVAS , TREVAS VÃO APROVEITAR OS BILHÕES =ROUBADOS= NO MARANHÃO …….. A JUSTIÇA DE DEUS ESTÁ A CAMINHO …… veja o que está acontecendo com o ladrão mor –decano da ladroagem de bilhões —-paulo maluf—-sendo TRITURADO NA MOENDA DE DEUS, O DESTINO FINAL DE TODOS OS ===LADRÕES-LADRONA—–RATÕES- RATAZANA DE BILHÕES seja do Maranhão seja do Brasil. O DESTINO FINAL —-querendo ou não querendo —JUSTIÇA DE DEUS –DEUS É QUE MANDA…….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens