Fechar
Buscar no Site

SSP apresenta armas de grosso calibre apreendidas em Grajaú

Ação conjunta das polícias Civil e Militar resultou em apreensão de armas de alto calibre e dinamite com grande poder de destruição. O material foi interceptado no Povoado Gato Preto, município de Grajaú, durante operação realizada na madrugada de quinta-feira (16). As apreensões e detalhamento da operação foram apresentados em coletiva na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), na Vila Palmeira, nesta sexta-feira (17).

A quadrilha especializada em arrombamentos a instituições financeiras e carros fortes nos estados do Maranhão, Mato Grosso e Goiás, pretendia executar um plano ousado neste final de semana no interior do Maranhão. A ação criminosa foi interceptava pela operação policial. Eram cinco os integrantes da quadrilha, que entraram em confronto com a polícia, sendo que três vieram a óbito.

Com os criminosos a polícia apreendeu quatro fuzis, incluindo ‘AK-47’, ‘M.16’ e ‘.50’, este de alto poder destrutivo; quatro pistolas, sendo uma de calibre ‘.40’; munições de fuzil e pistola; 10 carregadores; sete bananas de dinamite, entre grandes e médias; chapas de aço para colete; e uma furadeira. A quadrilha tentava cometer o mesmo crime de anos atrás e na mesma região, usando armas de grosso calibre e uma metralhadora utilizada em guerras e com poder de perfurar carro forte, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela, na coletiva.

“A ação dos nossos grupamentos especiais neutralizou a quadrilha e culminou com a tomada de vasto armamento que poderia ser repassado a outros grupos. É uma ação fundamental e segue a linha do sistema de trabalhar para impedir a ação destes grupos criminosos”, reiterou Portela. Em março de 2014, a quadrilha foi interceptada pela polícia quando tentava ataque contra um carro-forte, em Sítio Novo, que está nas proximidades de Grajaú. O secretário enfatizou, ainda, que operações policiais desses tipos são rotineiras e que elas serão intensificadas ao ponto de extinguir crimes contra instituições financeiras no Maranhão. “Vai prevalecer a força do Estado”, disse Portela com relação as elucidações de tais crimes ocorridos neste ano, responsáveis pela prisão de 35 suspeitos.

“Esta foi mais uma expressiva apreensão que realizamos com a apoio do grupo especializado de combate a assaltos a banco. É fruto de um plano de ação coordenado do sistema de Segurança e que mais uma vez mostra sua eficácia impedindo o êxito destas quadrilhas”, enfatizou o titular da Superintendência Especial de Investigação Criminal (Seic), Tiago Bardal. Contra o grupo pesam acusações de ataques a banco no interior do estado, tendo como característica o uso da violência e de grosso armamento.

O titular do Departamento de Combate a Crimes contra Instituições Financeiras (DCRIF-Seic), delegado Luís Jorge Santos Matos, pontua o significado da operação para somar na diminuição das ocorrências deste crime. “Essa quadrilha é considerada de alto grau de periculosidade e estava na mira de nossas equipes. O resultado desta operação é a recompensa pelo trabalho firme que vínhamos promovendo para prendê-los e impedir mais atos violentos”, disse o delegado. A polícia está na busca para captura dos outros dois integrantes.

Participaram, ainda, da operação efetivo do Centro Tático Aéreo (CTA), da equipe da Seisc por meio do Grupo de Resposta Tática (GRT) e do Grupo de Operações Especiais (GOE), de Barra do Corda. Estavam presentes na coletiva o delegado-geral de Polícia Civil, Lawrence Melo; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Frederico Pereira; o subcomandante de Polícia Militar, coronel Jorge Luongo; e o superintendente de Polícia Civil do Interior (SPCI), Dircival Rodrigues.

Ação especializada

A operação contou com o efetivo da Companhia de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar-PM), grupo treinado especificamente para combater ocorrências deste tipo no interior do Estado. O cronograma da formação é bastante intenso e com foco em atividades em áreas remotas e de difícil acesso.

O grupo age em apoio às polícias destas regiões impedindo assaltos em agências bancárias, correios, lotéricas e estabelecimentos afins. Criado em 2015, o Cosar integra o planejamento do governo Flávio Dino para conter esses casos no interior do Maranhão e tem como modelo o grupo militar de Pernambuco, que é referência no país.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens