Fechar
Buscar no Site

Sarney Filho e ‘homem forte’ de Temer entram em conflito

Pressionado pela bancada parlamentar do Amazonas, o Ministro da Casa Civil, Alexandre Padilha, elaborou um projeto de lei alterando os limites de um conjunto de Unidade de Conservação no estado. As Unidades foram criadas nos últimos dias do Governo Dilma Rousseff. Apesar do compromisso de Padilha (homem forte do governo Temer) com a bancada amazonense, o Ministro do Meio Ambiente Sarney Filho disse ontem em Manaus que a medida é “muito ruim”.

Um dia antes da declaração de Sarney Filho, na de terça-feira, 7, os parlamentares do Amazonas se reuniram com Eliseu Padilha no Palácio do Planalto. Foram informados de que o texto que altera as Unidades de Conservação será enviado ao Congresso como uma proposta do próprio governo e com pedido de urgência.

O coordenador da bancada, deputado Átila Lins (PSD-AM), disse à imprensa que o Governo ainda iria consultar o Ministério do Meio Ambiente. “Parece que há resistências junto aos técnicos ambientais”, disse ele sem saber das declarações de Sarney Filho em Manaus.

Pela proposta, as áreas protegidas criadas por Dilma, que somam 2,697 milhões de hectares, seriam encolhidas para 1,772 milhão de hectares, liberando áreas já ocupadas ou com demandas de exploração mineral na região sul do Estado do Amazonas, na fronteira com Mato Grosso e Rondônia.

Resta saber se a bancada de parlamentares do Amazonas manterá apoio ao governo Temer depois que o filho de José Sarney melar o compromisso de Padilha com os parlamentares.

Sarney Filho é uma fonte constante de marola na base de apoio do Governo Michel Temer. Já comprou briga com Moreira Franco por atrapalhar o Projeto do Licenciamento Ambiental (veja aqui), com o Ministro de Minas e Energia, por vetar a licença ambiental de obras importantes (veja aqui), com a bancada ruralista, por liberar ilegalmente os dados do CAR para ONGs (veja aqui), com a bancada do Pará, com as Medidas Provisórias 756 e 758 (veja aqui), e agora com a bancado do Amazonas. Não demora muito para cair.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens