Fechar
Buscar no Site

Sarney e os lobistas de Eike

Malu Gaspar, que sabe tudo sobre Eike Batista, publicou na Piauí uma lista de crimes que ele pode delatar.

“Vários pleitos de Eike foram atendidos – no BNDES, no Fundo de Marinha Mercante, na Caixa Econômica Federal.

O empresário tinha a seu favor, atuando como lobistas, Guido Mantega, Fernando Pimentel e o próprio Lula.

O então presidente fez lobby, por exemplo, para que dirigentes da petroleira estatal russa comprassem a OGX. Tempos depois, foi Dilma quem ligou para membros do governo da Malásia para sugerir que “era interesse do estado brasileiro” que os malaios comprassem a petroleira de Eike.

Sob Dilma, o estaleiro X ganhou um contrato de construção de plataformas para a Petrobras.

Ao longo dos anos, o ex-bilionário também teve ajuda de políticos de várias outras legendas, como José Sarney, Edson Lobão, Aécio Neves e, claro, Sérgio Cabral.

No Amapá, Eieke ‘pousou’ naquelas bandas graças ao apoio de José Sarney (PMDB), então senador pelo estado, a quem o ex-bilionário destinou doações generosas (assim como à filha dele, Roseana) em várias campanhas eleitorais.

Na época em que a licitação suspeita da concessão da ferrovia entre a região mineradora (rica em manganês e ferro) da Serra do Navio e porto de Santana foi vencida por Eike, o ministro de Minas e Energia era Silas Rondeau (indicado por Sarney) e quem estava à frente do governo do Amapá era Waldez Goés (igualmente muitíssimo ligado ao ex-senador maranhense).

No caso do Maranhão, a vinda de Eike Batista e suas empresas (OGX E EBEX) também foi patrocinada por José Sarney, com a ajuda da sua filha, a então governadora Roseana Sarney em março de 2009, após o golpe judicial que tirou Jackson Lago do poder. Eike e Roseana venderam a promessa de um falso “eldorado”, que surgiria da exploração de gás e petróleo em municípios paupérrimos do estado, como Capinzal do Norte, Trizidela do Vale e Santo Antônio dos Lopes, entre outros. Nada de exploração de gás no Maranhão e os milhares de empregos que seriam gerados não passaram de fantasia. Ficou a miséria dos maranhenses enganados por Eike e o grupo Sarney.

A lista é longa e, para cada faceta conhecida dos episódios dessa crônica, há uma história subterrânea que Eike pode fazer emergir”. (Com informações de O Antagonista)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens