Fechar
Buscar no Site

SL foi a 2ª capital que mais cresceu em homicídios entre 2004 e 2014

2015070763920

Jornal Pequeno – Uma pesquisa nacional mostra que São Luís foi a segunda capital que mais cresceu em número de homicídios, entre os anos de 2004 e 2014. O dado do Mapa da Violência divulgado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) comprova que, em 2004, no governo de José Reinaldo, São Luís era a apenas a 21ª capital do país em número de homicídios por habitante. Quando Roseana Sarney deixou o Palácio dos Leões pela última vez, os ludovicenses já conviviam com a 3ª pior taxa de homicídios do país – atrás apenas de Maceió e Fortaleza.

Segundo o relatório, “o crescimento mais que quadruplicando as taxas no período”. No mesmo período, o Maranhão teve um crescimento menos acentuado, mas também muito significativo: saltou de 26º para 13º entre os estados com maior grau de violência: crescimento de 300%.

A região Nordeste, como um todo, apresentou o maior crescimento no período ainda assim, bem abaixo dos índices obtidos no Maranhão: 89,2%. São Luís e Natal foram as capitais que tiveram maior crescimento no número de homicídios por habitante, entre 2004 e 2014: mais de 400% cada. “É com essa triste e revoltante realidade que nos depararmos ao assumir em 2015”, lamentou, ontem, o secretário de Comunicação Social e Articulação Política, Márcio Jerry.

“No dia de sua posse, o governador Flávio Dino criou o Pacto pela Paz, que definiu um arcabouço de ações na área de segurança”, lembrou Jerry. Disse o secretário que “dentro do plano, foram investidos R$ 46 milhões em infraestrutura, como novas delegacias, quartéis e presídios. Também foram nomeados 1.500 novos policiais, mais de 2.300 policiais promovidos. Estão sendo entregues 300 novas viaturas com sistema de radiocomunicação e sistema integrado de inteligência pela internet, usado pela PM para agilizar ocorrências”. Segundo dados da Secretaria de Segurança, essas ações estão gerando resultados. Dados preliminares apontam que solução de casos de homicídios aumentou 300% no Maranhão no primeiro semestre de 2016, em comparação com o mesmo período de 2015.

Também no primeiro semestre deste ano, de acordo com a SSP, quase 40% dos casos tiveram autores identificados em até 72h, contra 8% do período anterior. “Isso significa que de todos os casos em que realizamos atendimentos no local, mais da metade nós apresentamos resultados em até três dias, o que é muito significativo e que não acontece em outros estados”, explicou o delegado-geral da Polícia Civil, Lawrence Pereira. Na visão dele, um das ações que permitiu essa agilidade foi a Delegacia Móvel de Homicídios, criada dentro do Pacto Pela Paz.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens