Fechar
Buscar no Site

São Luís enfrenta o inverno mais rigoroso dos últimos tempos

Esta segunda-feira (16) foi mais um dia de chuva intensa em São Luís. Em poucas horas choveu mais de 100mm, o que representa quase 18% de todo o previsto para o mês de abril. O ano de 2018 está registrando um dos invernos mais rigorosos dos últimos tempos, e a Prefeitura de São Luís está nas ruas diariamente trabalhando para minimizar os transtornos para a população, como nesta segunda-feira (16), quando rapidamente agiu nos pontos em que houve acúmulo de água, como Curva do 90, Renascença e Divinéia.

De acordo com dados do Laboratório de Meteorologia do Núcleo Geoambiental (NuGeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), mesmo faltando ainda uma quinzena para fechar o ciclo trimestral (fevereiro, março e abril), o volume de chuvas já ultrapassou tanto média histórica quanto o previsto para os três meses. Somente nestes primeiros 15 dias de abril já choveu cerca de 80% da média história de todo o mês.

A previsão é de mais chuva e com ela o agravamento de problemas urbanos comuns nas grandes cidades, como alagamentos, que têm como consequência engarrafamentos, trânsito lento, risco de deslizamentos de encostas entre outros. Mesmo Curitiba, capital do Paraná, tida como cidade modelo no Brasil no que diz respeito a infraestrutura urbana, vive dias de caos por causa das chuvas. E lá bastam 40mm para comprometer a rotina dos moradores. Isto é muito menos do que costuma chover em um dia inteiro em São Luís durante o inverno.

Quanto às chuvas não se pode fazer nada. Elas são um fenômeno natural importante. Mas é possível diminuir os transtornos decorrentes dela. Em São Luís, para minimizar os danos naturais decorrentes dos temporais, a Prefeitura de São Luís, que já vinha desempenhando com rigor obras de drenagem, limpeza de galerias e canais, intensificou os serviços com a chegada do período chuvoso.

Mas nenhum investimento em infraestrutura vai surtir o efeito necessário se a população não contribuir. Hoje, uma das principais causas de alagamento em todas a cidades brasileiras é o descarte irregular de lixo. Em São Luís, são recolhidos das ruas todos os dias 300 toneladas de lixo que foi jogado fora de forma incorreta.

Desde uma embalagem de bombom jogada pela janela do carro até um colchão velho que foi colocado no canteiro central da avenida do bairro. A água das chuvas arrasta estes materiais para o bueiro por onde ela deveria escoar, mas o lixo faz com que a água fique acumulada e com isso vem os alagamentos, causando transtornos para toda a população.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

6 respostas para “São Luís enfrenta o inverno mais rigoroso dos últimos tempos”

  1. Mandioca disse:

    De CUBA ?
    Tem um BANDIDO por essas plagas que atende pelo codinome de CUBA nas planilhas de propina da Odebrecht. Ele também é conhecido nas sendas do crime como PIROQUINHA.

  2. Hertz Leal disse:

    Deve ser levada a sério a hipótese de alguns astrofisicos, os quais atribuem essas alterações metereológicas à descompensação geodesica do nosso planeta, causada pelo degelo das massas glaciais. Tal fenômeno está levando a terra a um desalinhamento dos seus pólos. A solução é atear mais fogo nas florestas e aumentar a queima de combustíveis fósseis.

  3. Mandioca disse:

    Abaixo o texto copiado do blogue do Cardoso, exatamente o mesmo texto imbecil que tu transcreves para justificar a profunda INCOMPETÊNCIA desse IMBECIL travestido de Prefeito de São Luís.
    A diferença é que o Cardoso recebe um JABÁ pelo menos 15 vezes maior que o teu. PORQUÊ SERÁ?

    “Prefeitura enfrenta o inverno mais rigoroso dos últimos tempos em São Luís
    Data de publicação: 16 de Abr de 18 às 22:00 Categoria: Cidade Sem Comentários
    FacebookTwitterWhatsApp
    Esta segunda-feira (16) foi mais um dia de chuva intensa em São Luís. Em poucas horas choveu mais de 100mm, o que representa quase 18% de todo o previsto para o mês de abril. O ano de 2018 está registrando um dos invernos mais rigorosos dos últimos tempos, e a Prefeitura de São Luís está nas ruas diariamente trabalhando para minimizar os transtornos para a população, como nesta segunda-feira (16), quando rapidamente agiu nos pontos em que houve acúmulo de água, como Curva do 90, Renascença e Divinéia.”

  4. Rogério disse:

    São Luís tem prefeito?? Vixe, nem lembrava mais.

  5. Klayton Ferreira disse:

    Inverno não seria o termo certo para nossa região. Temos verão com e sem chuva e só. Pelo menos faça uma reportagem descente, Iverno: estação mais fria do ano, que se situa entre o outono e a primavera [No hemisfério sul, estende-se do solstício de junho (21) ao equinócio de setembro (23); no hemisfério norte, do solstício de dezembro (22) ao equinócio de março (21).].

  6. eliane disse:

    COMO SEMPRE TD ANO PREFEITO E SUA COMANDITA E SEUS IMCOMPETENTES CULPAM A CHUVA PELO ESTRAGO 6 ANOS DE GESTÃO E ESPERAM A CHUVA P CULPARA ALGO OU ALGUÉM ..TADINHO DE SÃO PEDRO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens