Fechar
Buscar no Site

Roseana se engana ao afirmar que famílias pobres não tem mais contas de energia pagas

A candidata do MDB, Roseana Sarney, parece que escolheu uma notícia falsa como carro-chefe para a campanha deste ano. Com poucos projetos e propostas depois de 14 anos de péssimas administrações no Maranhão, ela agora apela para falácias com o objetivo de atingir Flávio Dino e atrapalhar a reeleição do governador em primeiro turno.

E o primeiro tema escolhido por Roseana e sua coordenação de campanha foi o programa Viva Luz. De acordo com eles, os maranhenses de baixa renda agora tem que pagar por energia elétrica, já que Flávio Dino extinguiu o projeto. Não é verdade!

Ao contrário do que pregam os sarneyzistas, Flávio Dino investiu na qualificação do cadastro único e realizou a busca ativa de cidadãos em vulnerabilidade social, e de povos tradicionais que podem ter o desconto de até 100% da tarifa de energia.

Com isso, o atual governo conseguiu promover a reinserção, atualização de dados e concessão de novos benefícios a quase 70.000 famílias maranhenses ora não beneficiadas ou com risco de perder seus benefícios pelo Programa de Tarifa Social.

Ou seja, o número de famílias maranhenses que consomem menos de 50kWh e são isentas de pagar conta de energia aumentou no Maranhão, e não diminuiu, como afirma equivocadamente Roseana Sarney ao falar sobre o fim do programa Viva Luz.

O extinto programa, que repassava milhões de reais mensalmente à Cemar, apresentava diversas distorções como casos em que casas de veraneio tinham sua conta de energia paga pelo governo do Estado apenas por apresentar baixo consumo.

Os recursos de R$ 25 milhões antes destinados ao programa Viva Luz foram remanejados do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop) para a manutenção de outros programas de complementação de renda como o Bolsa Escola, Mais Renda e Restaurantes Populares que atendem milhares de famílias todos os anos.

A verdade é que as famílias que eram beneficiadas com o Viva Luz permaneceram contemplados com o pagamento da conta de energia elétrica subsidiados pelo Governo Federal. A única mudança com o governo Flávio Dino foi a inserção de ainda mais famílias beneficiadas com a isenção.

Talvez a reclamação de Roseana com o fim do Viva Luz seja porque agora sua mansão na Ilha de Curupu não seja mais isenta de pagar energia como no passado. Por estar localizada em uma área de baixa renda, a casa de veraneio dos Sarney estava inserida como beneficiária do programa.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens