Fechar
Buscar no Site

Roseana Sarney revive dilema que tornou Silvio Santos inelegível em 1989

A notícia da possível inelegibilidade da candidata ao governo pelo PMDB, Roseana Sarney, caiu como uma bomba dentro do seu clã. Para piorar, um caso envolvendo o apresentador Silvio Santos é um precedente histórico que fortalece a tese pela impugnação da peemedebista.

A ação contra Roseana foi protocolada pelo deputado federal e candidato à reeleição, Rubens Pereira Júnior (PCdoB). O parlamentar alega que a ex-governadora não se afastou das funções de administração e representação do Sistema Mirante dentro do prazo permitido por lei.

A Justiça Eleitoral proíbe que donos de emissoras de rádio e TV sejam candidatos. Roseana e seus dois irmãos são sócios da Mirante. Foi por essa mesma razão que em novembro de 1989, Sílvio Santos, então candidato à Presidência da República, foi considerado inelegível.

Na época, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu afastar o dono do SBT da disputa. O TSE entendeu que Silvio Santos era inelegível por ser concessionário de uma rede de televisão, mesmo motivo que pode tirar Roseana da corrida eleitoral desse ano.

Desdobramentos

Roseana contesta a denúncia de Rubens Júnior, mas documentos apresentados pelo deputado confirmam que ela não se afastou da função do grupo Mirante até a data limite prevista na legislação eleitoral. O Ministério Público Eleitoral (MPE) decidiu arquivar a notícia protocolada contra Roseana, mas ela segue impugnada. É que Rubens Júnior também entrou com ação de impugnação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), representação que ainda aguarda julgamento.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens