Fechar
Buscar no Site

Roseana Sarney completa nesta quinta-feira 64 anos de idade

A ex-governadora Roseana Sarney comemora nesta quinta-feira (1), um dia antes do editor do blog, mais um aniversário. A filha de José Sarney e Marly Sarney completa 64 anos, destes 27 anos dedicados à vida pública.

Em quatro mandatos de governadora, Roseana é considerada uma das grandes expressões da política nacional e do estado, apesar das suas gestões terem sido avaliadas pelos críticos como uma das piores de toda história do Maranhão.

Assim que deixou o governo, em 2014, o Maranhão era o último nos indicadores sociais. Ficou uma herança de pobreza, desemprego e insegurança. Nos quatro mandatos de Roseana Sarney, restou um grande saldo negativo: 2 milhões de maranhenses abaixo da linha de miséria (renda per capita de R$ 70 por mês); 64% da população passando fome e as três piores cidades do país em renda per capita localizadas no Maranhão. Além do mais, Roseana deixou apenas 6,5% dos municípios com rede de esgoto. Dos 15 municípios brasileiros com as menores rendas, segundo o IBGE, dez estavam situados no Maranhão.

Até o governo de Roseana Sarney, vale lembrar, 64% da população maranhense passava fome, 19% era analfabetos, a mortalidade infantil afetava 39 bebês em cada 1000 nascimentos e apenas 7,8% dos domicílio tinha computador. O estado governado por Roseana tinha o maior percentual de miseráveis.

Em 2012, na administração de Roseana Sarney, o Maranhão tinha a segunda maior taxa de analfabetismo de jovens e adultos, com 20,8% da população de 15 anos ou mais sem saber ler e escrever e altas taxas de mortalidade infantil.

É um legado caótico que jamais será apagado da história. Apesar de nesta quinta-feira ser um dia de festa para a família Sarney por mais um aniversário de Roseana, muitos não tem o que comemorar e tampouco apagarão da memória os momentos de sofrimento vividos nesse estado sob o comando da oligarquia. Dias de fome, insegurança e desemprego que só se encerraram com a saída da filha de Sarney do Palácio dos Leões em 2014.

Mesmo com todos os danos provocados, Roseana ainda pensa em voltar à política. E o presente que sonha em conquistar no momento é governar novamente o Maranhão, embora além do desgaste que carrega por conta das suas desastrosas gestões, tenha que enfrentar outro problema maior, a Justiça.

Roseana é ré por um rombo de 1 bilhão nos cofres estaduais decorrente de um esquema de fraudes em concessões de isenções fiscais que ocorreu na sua gestão, segundo denúncia do Ministério Público do Maranhão. Ela pode ser condenada a pelo menos 6 anos de prisão. A denúncia foi feita pelo promotor Paulo Roberto Barbosa Ramos no último dia 21 de outubro.

Ademais, de acordo com informações divulgadas na grande imprensa, no sistema de pagamentos de propinas montado pela Odebrecht, a ex-governadora Roseana é tratada pelo codinome “Princesa”. Ela não está sozinha na lista. Os irmãos Sarney Filho e Fernando Sarney são chamados, respectivamente, de Filhote e Filhão. As apurações seguem em sigilo.

Mais tudo isso fica para depois, o dia que incia o mês de junho é de comemoração para o clã Sarney.

VIDA PÚBLICA

Roseana Macieira Ferreira Araújo da Costa Sarney Murad (São Luís, 1 de junho de 1953) é socióloga e política filiada ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Após graduar-se em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília, casou-se em 1976 com o empresário e político Jorge Murad Júnior. O casal adotou uma filha, Rafaela Sarney.

Roseana ingressou na política em 1990 como deputada federal pelo PFL. Foi eleita governadora do Maranhão em 1994 e reeleita em 1998.

Em 2002, entrou para o Senado Federal depois de desistir da candidatura à Presidência da República. A disputa dela ocorreu em meio a denúncias de corrupção. A PF (Polícia Federal) apreendeu R$ 1,3 milhão não declarado nos cofres da empresa do marido dela, Jorge Murad Junior.

Em 2006, Roseana disputou pela terceira vez o cargo de governadora do Maranhão, mas foi derrotada por Jackson Lago (PDT). No mesmo ano, ela foi expulsa do PFL por ter participado de um comício com o então candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na cidade de Timon.

Em 2009, ela voltou ao governo do Maranhão depois que Jackson Lago e o vice dele, Luís Porto (PPS), terem os mandatos cassados por abuso de poder econômico.

Nas eleições estaduais de 2010, Roseana Sarney foi vencedora com apertada vantagem de 50,08 % dos votos no 1° turno, contra seus principais adversários Flávio Dino (29,49 %) e Jackson Lago (19,54 %). Porém, a vitória só foi facilitada por conta da alta abstenção dos eleitores (23,97%), a maior de todo o Brasil e ainda acusações de irregularidades dos candidatos durante à eleição, incluindo da própria Roseana.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens