Fechar
Buscar no Site

Roseana e José Sarney apreensivos com acordo de delação da Odebrecht

sarney-e-roseana

A ex-governadora Roseana Sarney (PMDB-MA) e o ex-senador José Sarney (PMDB-AP) devem estar apreensivos com o avanço das investigações da Lava Jato envolvendo a empreiteira Odebrecht – a empresa é acusada de pagar propina para políticos e funcionários da Petrobras. Tanto Roseana quanto Sarney aparecem nas planilhas da Odebrecht que listam pagamento de propina, segundo publicação do site Congresso em Foco. Sarney é descrito na lista pelo codinome “escritor”.

Os 77 executivos e ex-executivos do grupo Odebrecht assinaram acordos de delação premiada com o Ministério Público Federal no âmbito da Operação Lava Jato e começam a prestar depoimentos na semana que vem. Eles já confessaram envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. Os depoimentos vão levar no mínimo um mês.

Os executivos terão que confirmar o que disseram até agora ao Ministério Público. Detalhar o pagamento da propina e entregar provas. Entre os nomes citados por eles, estão o da ex-governadora Roseana Sarney e do ex-senador José Sarney. Os repasses foram feitos nas campanhas municipais de 2012 e para a eleição de 2014. Porém, não se pode afirmar com certeza de que se tratam os números das planilhas: podem ser doação legal, caixa dois, ou propina.

O material foi apreendido em fevereiro com o então presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Barbosa Silva Júnior, no Rio de Janeiro, durante a fase Acarajé da Lava Jato. Os papéis, entre os quais cópias de planilhas com várias anotações a mão, atribuem doações eleitorais a cerca de três centenas de políticos.

Há uma estimativa de que cerca de 200 políticos de todos os grandes partidos do País serão denunciado pelos delatores.

Os acordos de delação premiada da empreiteira Odebrecht começaram a ser assinados na última quinta-feira. Emilio Odebrecht, filho do fundador da empresa, já assinou. O ex-presidente da empresa Marcelo Odebrecht deve assinar o termo em Curitiba, onde está preso desde 2015. Confira a Lista da Odebrecht: os políticos e seus respectivos cargos e partidos

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens