Fechar
Buscar no Site

Veja o resultado da primeira pesquisa para prefeito de São Luís

Faltando um ano para a conclusão das coligações partidárias e início da campanha pela prefeitura de São Luís e demais municípios brasileiros, a TV Guará em parceria com a FIEMA, Exata e o Jornal Pequeno apresenta os resultados da primeira de uma série de pesquisas eleitorais com foco na sucessão na capital maranhense.

A disputa de 2016 se desenha como uma das mais acirradas dos últimos tempos.

O Maranhão passa por um momento de renovação de lideranças, de conquistas de espaços por jovens políticos e partidos.

Neste primeiro levantamento resolvemos inovar e optamos por instigar alguns cenários diferentes do habitual, onde simulamos disputas com nomes que estão em evidência na política local independente da preferência do eleitorado.

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de junho e 1º de julho, com 812 questionários distribuídos em 60 bairros de São Luís e possui uma margem de erro de 4 pontos percentuais, com nível de confiabilidade de 95%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, a deputada federal Eliziane Gama (PPS) aparece em primeiro com 10% das intenções, em segundo aparece o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), com 9%. O ex-prefeito João Castelo (PSDB) aparece na terceira colocação com 6%. A ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) é citada somente por 2% dos entrevistados, seguida de Luís Fernando Silva (PSDB), Bira do Pindaré (PSB) e Rose Sales (PP) com 1% cada um. Outros candidatos que não constam na pesquisa tiveram 1%. Nenhum 11% e não sabem 56%.

Estimulada 1º cenário

Quando são apresentados os nomes de treze candidatos, Eliziane Gama aparece com 28% das intenções, seguida de João Castelo com 17%. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior é o terceiro com 14%. Empatados na terceira posição com 6% estão Roseana Sarney, Bira do Pindaré e Luís Fernando Silva. Logo abaixo com 3% das intenções de votos aparecem Rose Sales e Neto Evangelista, em seguida aparece Marcos Silva com 2%, e somente com 1% das intenções aparecem os nomes de Antonio Pedrosa, Ricardo Murad, José Luís Lago e Natalino Salgado. Nenhum, brancos e nulos somaram 7% e não sabem 4%.

Estimulada 2º cenário

Neste segundo cenário da pesquisa diminuímos a consulta para oito nomes e a deputada federal Eliziane Gama aparece liderando a corrida com 29% dos votos, seguida de João Castelo com 17% e Edivaldo Júnior com 15%. Bira do Pindaré e Roseana Sarney empatam com 7%, um a mais que Luís Fernando Silva. Rose Sales e Neto Evangelistas são escolhidos por 3% dos entrevistados, cada um. Nenhum, brancos e nulos somaram 9% e não sabem 4%.

Estimulada 3º cenário

Quando são apresentados apenas três candidatos os números se afastam. Eliziane Gama sobre para 41% das intenções de voto, seguida de João Castelo com 23% e Edivaldo Junior com 18%. Nenhum, brancos e nulos 14% e não sabem 4%.

Estimulada 4ºcenário

Num segundo quadro com três nomes, incluindo Roseana no lugar de Castelo, Eliziane sobe para 47%, ficando Edivaldo Júnior com 19% e Roseana Sarney, com 14%. Nenhum, brancos e nulos 16% e não sabem 4%.

Estimulada 5º cenário

Num terceiro quadro com três nomes, incluindo Luís Fernando Silva, a deputada Eliziane Gama é a escolhida de 48% dos eleitores, Edivaldo Júnior fica com 20% e Luís Fernando fica com apenas 11%. Nenhum, brancos e nulos 17% e não sabem 4%.

Segundo turno 1º cenário

O número de candidatos é grande, alguns com intenção de votos bem próxima um do outro. Como uma pesquisa mostra a radiografia de um momento específico vamos à análise de possíveis disputas de segundo turno.

Entre Eliziane Gama e Edivaldo Júnior teríamos a deputada eleita com 54% dos votos, contra 21% do prefeito. Brancos e nulos ficariam em 20%. Não sabem 5%.

Segundo Turno 2º cenário

Num segundo turno entre os dois últimos prefeitos teríamos a volta de João Castelo vencendo Edivaldo Júnior por 36% a 30%. Brancos e nulos seriam 28%. Não sabem 6%.

Segundo Turno 3º cenário

Edivaldo Júnior se reelege se a adversária for Roseana Sarney. O prefeito teria 36% dos votos, contra 25% da ex-governadora. Nesse caso, brancos e nulos sobem para 34% dos eleitores. Não sabem 5%.

Segundo Turno 4º cenário

Num segundo turno feminino teríamos Eliziane Gama eleita com 59% dos votos, contra 18% de Roseana Sarney. Brancos e nulos seriam de 19%. Não sabem 4%.

Segundo Turno 5º cenário

Se os candidatos fossem Edivaldo Júnior e Luís Fernando Silva o atual prefeito venceria por 34% a 26%. Brancos e nulos seriam 35%. Não sabem 5%.

Segundo Turno 6º cenário

E finalmente, numa disputa entre Eliziane Gama e Luís Fernando Silva teríamos a maior diferença, sendo 60% para Eliziane e 15% para Luís Fernando, com 21% de brancos e nulos. Não sabem 4%.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens