Fechar
Buscar no Site

Explicado! Projeção do PIB utilizado para atacar Governo tem como fonte empresa de ex-ministro de Sarney

A projeção de queda de 6,9% do PIB (Produto Interno Bruto) do Maranhão, amplamente divulgada pela oposição sarneisista, tem como fonte a empresa Tendências Consultoria Integrada, que pertence a Mailson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda do governo José Sarney. Os dados conflitantes com o divulgado pelo Governo do Estado, que prevê no máximo retração de 4,8% do PIB para 2016, e a proximidade de um dos sócios da empresa com o clã Sarney coloca em xeque a credibilidade da pesquisa.

Nos anos 1980, Mailson da Nóbrega fracassou espetacularmente como ministro da Fazenda de José Sarney, entre janeiro de 1988 e março de 1990, um dos períodos mais difíceis da economia brasileira. Depois de rodar por outros cargos ajudou a fundar, em 1997, a Tendências Consultoria Integrada. Sarney e Mailson entregarm o País mergulhado em uma crise econômica profunda. Inflação alta, desemprego, dívida pública incontrolável, economia em crise. Em 1988, a inflação chegava perto de 1000% ao ano, corroendo a moeda e os salários.

Em nota, que foi ignorada pelos veículos de comunicação ligados ao grupo Sarney, o Governo do Maranhão, por meio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), informou que a variação real do Produto Interno Bruto maranhense é apenas estimativa, e aponta para decréscimo de no máximo 4,8% em 2016, seguindo tendência nacional de queda. Os dados oficiais do IBGE relativos à variação do PIB dos Estados em 2016 serão divulgados somente em novembro de 2018.

Deste modo, a discrepância entre a projeção da Tendências e a máxima do Governo do Maranhão demonstra que as relações entre o sócio da empresa e a família Sarney podem ter influenciado diretamente nos números divulgados pelo Jornal O Globo.

“Chute tendencioso sobre PIB do Maranhão só serve para desinformar e agredir. Ainda não existe número oficial do PIB 2016. Essa é a verdade. Desde a derrota na eleição municipal, a oligarquia inventa uma agressão por dia. Tudo para atrapalhar. Já não bastam 50 anos de caos?”, disse o governador pelo Twitter.

Confira abaixo a nota do Governo do Maranhão:

O Governo do Maranhão, por meio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), informa que a variação real do Produto Interno Bruto maranhense é apenas estimativa, e aponta para decréscimo de no máximo 4,8% em 2016, seguindo tendência nacional de queda. Os dados oficiais do IBGE relativos à variação do PIB dos Estados em 2016 serão divulgados somente em novembro de 2018.

Entre os fatores que ajudam a explicar essa estimativa, está a quebra de safra de grãos no Estado em 2016, em função da forte estiagem ocasionada pelo fenômeno El Niño, e responsável isoladamente por 2,8 pontos percentuais da redução do PIB estadual naquele ano.

O Governo do Estado informa ainda que a retomada do crescimento do Produto Interno Bruto maranhense deverá alcançar índice de 2,7% em 2017.

São Luís, 06 de fevereiro de 2017.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens