Fechar
Buscar no Site

Prefeitura insere novos ônibus com ar-condicionado no transporte público da capital

O Sistema de Transporte Público de São Luís, que nos últimos cinco anos deu um salto na melhoria do atendimento à população com a implantação do programa de reestruturação do setor executado na gestão do prefeito Edivaldo, ganhou mais 17 ônibus novos com ar-condicionado. Os novos veículos foram apresentados na manhã desta quinta-feira (11), em ato realizado na Praça Maria Aragão, com a presença do prefeito Edivaldo. Os veículos vão atender às linhas do Consórcio Viação Primor e Upaon-Açu, que servem aos bairros Cohama, Vicente Fialho, Ipase, Turu e Cidade Operária e integram um lote de 40 veículos que serão disponibilizados à população até o fim deste ano.

Hoje, em termos percentuais, São Luís tem uma das maiores frotas de ônibus com ar-condicionado entre as capitais do Nordeste, um serviço que foi possível implementar com a renovação da frota do transporte público da cidade, que é uma das prioridades de gestão do prefeito Edivaldo.

“Hoje podemos dizer, seguramente, que São Luís tem um sistema de transporte público muito melhor, atendendo ao usuário com mais qualidade, respeito à população que faz uso do serviço. Modernizamos todo o sistema a partir da realização da licitação pública, um dos grandes atos de nossa gestão para corrigir décadas de atraso no sistema e que nos permitiu reestruturar o setor não apenas renovando a frota, mas executando diversas outras medidas para modernização do sistema de transporte como um todo, utilizando novas ferramentas de gestão e controle operacional, sempre visando ao bem-estar da população que passou a contar com um transporte renovado, muito mais ágil e moderno”, afirmou Edivaldo, que na ocasião estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito Julio Pinheiro; do secretário adjunto de Trânsito e Transporte (SMTT), Israel Pethros e outras autoridades.

O prefeito Edivaldo destacou ainda as melhorias implementadas no sistema de transporte público da capital como um dos grandes legados no rol das medidas estruturantes adotadas por sua gestão para alavancar setores que por décadas foram relegados ao abandono, como era o caso do transporte público. Com a inclusão dos novos ônibus, que também contam com elevadores de acessibilidade, a renovação dos veículos do sistema público de transporte da capital já é de cerca de 75% da frota operante. A melhoria no setor também conseguiu reduzir de 10 anos para 4,5 anos a idade média dos ônibus que trafegam atualmente na cidade. Mais de 30% da frota, hoje, tem ar-condicionado.

Presente ao ato de apresentação dos novos ônibus, o vice-prefeito Julio Pinheiro destacou a renovação do transporte público da cidade como um esforço planejado da gestão do prefeito Edivaldo para garantir qualidade ao setor. “Com o crescimento da cidade e do número populacional tornou-se premente a adoção de medidas para garantir à população um sistema de transporte mais ágil e com mais qualidade. E foi isso que a Prefeitura fez. Os termos da licitação estão sendo plenamente atendidos, com a implantação gradativa de novos veículos ao sistema e realizando também intervenções qualificadas no trânsito que permitiram acabar com os engarrafamentos nos pontos mais críticos da cidade”, observou Julio Pinheiro.

O secretário adjunto da SMTT, Israel Pethros, destacou que desde o início da gestão do prefeito Edivaldo, já foram inseridos 619 ônibus novos ao sistema público de transporte da capital, sendo 256 com ar-condicionado, o que corresponde a cerca de 30% da frota circulante. O sistema também conta com dois micro-ônibus com ar condicionado, que fazem a linha Bom Milagre/Centro, e 20 veículos articulados, que possuem uma capacidade maior de transporte de passageiros e atendem principalmente as linhas consideradas de maior demanda. Os modelos articulados têm capacidade para transportar cerca de 200 passageiros por viagem.

Dos 17 ônibus novos inseridos nesta quinta-feira (11) ao sistema, 15 veículos são da Viação Primor, para atender às regiões da Cohama, Vicente Fialho, Turu e Ipase; e dois ônibus são da Concessionária Upaon Açu, para atender à área da Cidade Operária.

“Os novos veículos implantados ao sistema agregaram, sem dúvida, muito mais qualidade ao transporte e tranquilidade ao usuário”, afirmou Israel Pethros, acrescentando ainda que, com a renovação da frota, estão sendo retirados de circulação todos os veículos com mais de 10 anos de atividade, para manter uma frota circulante com uma média de idade entre 4 a 5 anos.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

4 respostas para “Prefeitura insere novos ônibus com ar-condicionado no transporte público da capital”

  1. Antonio Carlos, Carlos disse:

    Não resta a menor dúvida, de que o prefeito Edvaldo Holanda, é cheio de boas intenções, deseja o bem da população e gostaria muito que tudo corresse bem em prol dos usuários. Mas não é isso que acontece da parte do empresários. São todos na sua maioria caloteiros, faz todas demonstração de que cumpre a palavra, seus deveres, mas o que fazem é em função da mídia. Depois da festa tudo volta o que era dantes, ou seja, tudo de mentirinha, os ônibus volta dinovo para a concessionária, passa uns tempo guardado, substituem por ônibus restaurados, o que tem de veículos velho de uma porta só de saída, não está no gibi. Principalmente nas cidade e interior da ilha, sucata mesmo. Os articulado esses mesmo que é mais difícil de se ver, só em horário de pico e olhe lá.
    No resumo o prefeito e a população continua sendo enganado por está quadrilha de pseudo empresários dos transporte coletivo. Ninguém se iludam esta é a realidade.

  2. Allana disse:

    Se torna mais confortavel usar o transporte público em São Luís

  3. Sr. Martin disse:

    O prefeito e todos os outros parlamentares deveriam usar o transporte público.Mas preferem seus carrões importados , não é prefeito e parlamentares?? Deem o exemplo como fazem os prefeitos de países desenvolvidos…

  4. Saudações do Colorado ! Eu sou tédio no trabalho, então eu decidi
    browse seu blog no meu iphone durante a pausa para o almoço.
    Eu amo o conhecimento você presente aqui e não posso
    esperar para dar uma olhada quando chegar em
    casa. Eu sou espantado como rápido blog carregado na minha móvel …
    Eu nem mesmo estou usando Wi-FI, apenas 3G… Enfim, boa local
    !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens