Fechar
Buscar no Site

Prefeitura de São Luís executa etapa final da construção de ponte na Vila Isabel

O prefeito Edivaldo acompanhou, na manhã desta sexta-feira (18), os serviços de construção da ponte da Rua do Comércio, na Vila Isabel, região Itaqui-Bacanga. Em fase de conclusão, a obra, esperada há mais de 40 anos pela população, vai beneficiar moradores de toda área. A obra favorece a mobilidade, comprometida pela falta de estrutura da ponte, que era de madeira e dificultava o acesso dos moradores para o lado oposto da via.  A ação é mais um investimento da Prefeitura de São Luís para a melhoria da infraestrutura dos bairros da região.

“A nossa gestão segue com a preocupação de sempre proporcionar melhorias na qualidade de vida dos moradores da cidade de São Luís. Com obras como essa, estamos transformando realidades. É o poder público municipal intervindo positivamente no cotidiano das pessoas, favorecendo a mobilidade e facilitando o acesso da população aos serviços públicos, cada vez mais aprimorados por nossa gestão”, enfatizou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado do deputado estadual Edivaldo Holanda, do vereador Raimundo Penha e de secretários municipais.

A obra encontra-se em fase de conclusão, com a concretagem dos guarda-corpos e das cabeceiras dos dois lados, além da finalização da passarela para pedestres. Após etapa de concretagem, será construída a rampa que nivela a ponte com a via e permitirá também a passagem de veículos de todos os portes.

A obra está sendo executada pela Prefeitura de São Luís, coordenada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh). O secretário municipal da pasta, Mádison Leonardo Andrade, ressaltou o compromisso da gestão com a execução da obra. “Estamos muito felizes por estar atendendo a um anseio antigo da comunidade. Aqui havia uma ponte de madeira que estava deteriorada. Agora, com a ponte completamente reestruturada, a população transitará com segurança”, pontuou o secretário.

MOBILIDADE E SEGURANÇA

A manicure Júlia Gomes, 35 anos, moradora da Vila Isabel há 18 anos, lembrou que os moradores esperavam por essa obra há mais de 40 anos. “Nossa luta valeu a pena e está sendo bem recompensada. Sem essa passagem aqui, a gente tinha que dar uma grande volta. A ponte de madeira também não oferecia segurança alguma para os moradores aqui da área. Ainda bem que pensaram até na nossa segurança”, disse.

A ponte possui nove metros em concreto e aço, com cinco metros de largura e 1,05 metros de passagem de pedestre, que também favorecerá a acessibilidade, permitindo o trânsito de pessoas com deficiência. Além de favorecer a mobilidade, a obra facilitará o acesso de políticas públicas na área da saúde e da segurança, permitindo o acesso de ambulâncias e viaturas.

“Quando era preciso, as ambulâncias chegavam aqui com muito sacrifício. Agora vai melhorar para a comunidade. Estamos muito felizes em ver que essa obra está sendo realizada”, afirmou Maria Zilda dos Santos, 59 anos, que mora há 30 anos no bairro.

A aposentada Rita Maria Moreira, 66 anos, mora há 45 anos no bairro e avalia positivamente o andamento da obra. “Estamos ansiosos por essa inauguração. Estamos muito felizes em ver que está dando tudo certo com a obra. Essa ponte vai ser uma benção em nossas vidas. Era um sofrimento muito grande para a gente ter que dar a volta para chegar em casa ou se arriscar se equilibrando no que tinha de ponte. Essa é a primeira gestão que olha pela gente e eu nunca tinha visto um prefeito andando por aqui como o Edivaldo anda”, contou.

AÇÕES

Na Vila Isabel, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) tem intensificado as ações de limpeza e desobstrução de galerias, com retirada de resíduos. Na Rua Senador Pompeu, estas ações reduziram os alagamentos registrados no início do período das chuvas.

A Semosp está concluindo a construção da galeria de concreto que possibilitará o escoamento das águas pluviais de um córrego antes existente no local. A drenagem tem garantido a conservação da pavimentação da via próxima à região do mangue.

Segundo explicou o secretário Antonio Araújo, da Semosp, com a conclusão das obras a comunidade terá melhores condições de moradia. Mais de 100 famílias estão instaladas no antigo leito do córrego, que hoje se transformou em rua com acesso a veículos e circulação confortável das pessoas.

“A construção da galeria e pavimentação das ruas é uma demanda antiga desta comunidade que o prefeito Edivaldo se comprometeu em realizar e está concluindo. Estamos reforçando a estrutura para conter a erosão dos terrenos, ao mesmo tempo dando escoamento às águas”, explicou Araújo, que também acompanhou o prefeito durante a vistoria da obra de construção da ponte.

Além da nova ponte, o bairro da Vila Isabel também já recebeu investimentos de asfalto, implantação de via Interbairros, melhoria da iluminação pública.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens