Fechar
Buscar no Site

Prefeito Edivaldo revitaliza áreas públicas da capital com ações do programa São Luís Cidade Jardim

Tornar São Luís uma cidade mais verde, florida e ambientalmente sustentável é uma prioridade da gestão do prefeito Edivaldo. E no Dia da Árvore, celebrado nesta sexta-feira (21), a gestão faz um balanço positivo das ações executadas na área paisagística da capital. Ao longo dos últimos cinco anos e meio, as iniciativas implementadas pela Prefeitura na cidade transformaram espaços antes degradados em áreas muito mais verdes, bonitas e aprazíveis. As ações são executadas pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), por meio do macroprograma São Luís Cidade Jardim, iniciativa municipal que visa à arborização urbana com intervenções paisagísticas em logradouros públicos da cidade, entre estes estão praças, avenidas, canteiros centrais, rotatórias, áreas de vivência, pontos turísticos, entre outros.

“Temos investido na requalificação de muitos espaços públicos da nossa cidade. As intervenções, além de promover melhorias estruturais a estes logradouros, contam também com projetos paisagísticos idealizados especialmente para embelezar cada um desses recantos da capital, proporcionando-lhes mais beleza, o colorido das flores e o verde das nossas plantas regionais. Dessa forma, este será também mais um legado que deixaremos para a cidade, estimulando o sentimento de amor e pertencimento da população por sua cidade”, afirmou o prefeito Edivaldo.

A primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, que é madrinha do programa São Luís Cidade Jardim, destacou a arborização da cidade como uma ferramenta importante para deixar a capital mais verde e estimular a conscientização ambiental na população. Para ela, criar e preservar as áreas verdes urbanas é essencial para a promoção da qualidade ambiental e da vida dos habitantes, além de deixar a cidade esteticamente mais bonita.

“Desde o início de sua gestão, o prefeito Edivaldo tem buscado fortalecer as ações de recuperação e preservação dos espaços, com a revitalização urbanística e valorização do aspecto paisagístico da cidade. Isso tem sido feito em todos os logradouros restaurados e, também, em novos espaços onde não havia qualquer trabalho de paisagismo”, observou a primeira-dama.

O presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, também destaca a importância dos projetos paisagísticos implementados na capital. “Estamos realizando um trabalho com muito planejamento, por determinação do prefeito Edivaldo, para resgatar e embelezar espaços públicos importantes da cidade. Hoje, já contabilizamos um avanço significativo com a melhoria do aspecto paisagístico de dezenas de logradouros. Dessa forma, estamos devolvendo à população áreas bem ajardinadas, mas bonitas e aprazíveis à visitação pública”, enfatizou o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho.

PRAÇAS

Segundo o presidente do Impur, a Prefeitura já realizou o plantio de milhares de mudas de plantas de diversos espécimes regionais. Entre os espaços contemplados com novos projetos paisagísticos estão as praças do Centro Histórico, como a Benedito Leite, por exemplo, onde mais de cinco mil mudas foram plantadas para recuperar integralmente o ajardinamento da área. O espaço recebeu mudas de palmeiras imperiais, agávias, ipês, alfinetes, alamandas, entre outras flores ornamentais que mudaram o aspecto paisagístico do local.

A Praça do Pescador também é outro exemplo de espaço que passou por amplo projeto de restauração e revitalização paisagística, no Centro Histórico. Com a criação de novos canteiros e o plantio de novas mudas, a praça deu lugar a um cenário completamente diferente, mais verde e colorido pelas centenas de espécies como margaridas, alamandas e alfinetes, por exemplo. O logradouro, cuja manutenção conta com a parceria da Fundação Senza Frontiere, é ponto de lazer e recreação para moradores e turistas.

Restaurada e entregue à população no início deste mês, a Praça Dom Pedro II também ganhou novo projeto paisagístico, onde foi realizado o transplantio de seis palmeiras imperiais no entorno do logradouro, colocação de grama do tipo esmeralda nos canteiros e ornamento com flores de alamanda, lantana, onze horas e outras espécies propícias ao clima local. Projeto paisagístico similar também está sendo executado nas praças Deodoro e Pantheon, onde o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís, realiza obras de restauração urbanística.

O trabalho na área, além de contemplar novos e antigos espaços com projetos paisagísticos, visa ainda preservar as árvores centenárias da capital, que recebem um tratamento especial de realinhamento dos galhos e curativos para impedir a proliferação de fungos e preservar a beleza e o sombreamento que elas promovem nesses locais. Esse tratamento é feito principalmente nas árvores centenárias do Centro da Capital, localizadas em praças como Deodoro, Pantheon, Dom Pedro II, Nauro Machado, entre outras. Ainda como ação preventiva e de melhoria do aspecto paisagístico da cidade, é feito o serviço de supressão de árvores, tocos e galhos mortos; retirada de ervas daninhas e plantio novas mudas nesses locais.

MANUTENÇÃO

A manutenção paisagística, além de preservar a beleza da vegetação urbana, garante mais visibilidade e possibilita maior luminosidade e segurança para os moradores que transitam nas áreas e principalmente aos motoristas.

O projeto de revitalização paisagística da cidade já chegou também a pontos como os canteiros centrais da Via Expressa. A avenida, que é um dos principais corredores de trânsito da capital, já recebeu mais de 600 mudas de ipês, uma das espécies mais utilizadas nos projetos de embelezamento paisagístico da capital maranhense, por se adaptar plenamente ao clima local.

Além de espaços em áreas do Centro da capital, a Prefeitura de São Luís tem investido também na manutenção de jardins de canteiros e rotatórias situados nas principais avenidas da cidade. O trabalho de manutenção nos logradouros públicos da cidade faz parte do eixo Jardim da Minha Rua, braço do São Luís Cidade Jardim. Entre as avenidas contempladas estão Holandeses, Marechal Castelo Branco, Jerônimo de Albuquerque, Colares Moreira, do Araçagi e Leste-Oeste, no Cohatrac, onde foram executados serviços de paisagismo em cerca de 2,5 quilômetros só nesse bairro.

A Prefeitura também já executou serviços paisagísticos nas praças Vereador Raimundo Silva e Menino Jesus de Praga, além de áreas de vivência localizadas na Cohama.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens