Fechar
Buscar no Site

PF faz buscas em endereços da família de Aécio Neves em Belo Horizonte

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 20, nova fase da operação que investiga o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por suspeita de recebimento de propina do Grupo J&F entre 2007 e 2014.

A Operação Ross cumpre 3 mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, em endereços ligados à família do senador. São alvos a mãe de Aécio, Inês Maria Neves, e o primo Frederico Pacheco.

Os mandatos foram expedidos pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Polícia Federal para ampliar as investigações sobre “recebimento de vantagens indevidas por parte de um senador da República, solicitadas a um grande grupo empresarial do ramo frigorífico, entre os anos de 2014 e 2017”.

A primeira fase da operação Ross foi deflagrada em 11 de dezembro para investigar Aécio e mais cinco parlamentares por recebimento de propina de 130 milhões de reais da J&F, controladora da processadora de carne JBS.

Na data, foram cumpridas ordens judiciais em imóveis do senador da irmã do senador, Andrea Neves, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, o grupo empresarial teria repassado cerca de 130 milhões de reais que foram distribuídos a parlamentares de pelo menos três legendas.

A defesa de Aécio disse, quando da primeira fase da operação, que o senador sempre esteve à disposição para prestar esclarecimentos e apresentar documentos necessários às investigações.

Afirmou também que executivos da JBS tentam transformar “doações feitas a campanhas do PSDB, e devidamente registradas na Justiça Eleitoral, em algo ilícito para, convenientemente, tentar manter os generosos benefícios de seus acordos de colaboração”.

A J&F disse que não vai comentar a nova fase da operação, mantendo a postura adotada na maioria das ações deflagradas pelas autoridades com base nas delações de seus executivos.

(Com Reuters)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens