Fechar
Buscar no Site

Pesquisa TV Guará/Econométrica aponta vitória de Dino no 1º turno

Do portal da Guará – A primeira pesquisa de intenções de voto TV Guará / Econométrica foi divulgada neste sábado (1º) para o Governo do Maranhão aponta vitória de Flávio Dino (PCdoB) ainda no primeiro turno.

Ao todo 1.407 pessoas de todas as seis regiões do Maranhão responderam a pesquisa no período entre 21 e 25 de agosto. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número MA-08877/2018. O intervalo de confiança  é de 95% com uma margem de erro de 2,61%.

Governo – Espontânea

Na pesquisa espontânea, na qual os entrevistados citam livremente os candidatos em que votam, Flávio Dino foi o mais bem colocado com 37% das citações seguido por Roseana Sarney com 16,1%. Novamente Roberto Rocha fica em terceiro com 1%.

Neste cenário, Maura Jorge e Ramón Zapata aparecem com menos de 1% enquanto Odívio Neto não foi citado por nenhum dos entrevistados. Neste caso os brancos e nulos somaram 4% enquanto o número de que não sabem ou não responderam bateu a marca de 40%.

Governo – Estimulada

No cenário de estimulada, o atual governador tem 53,1% das intenções de voto seguido por Roseana Sarney (MDB) com 28,8%. Em terceiro lugar vem o senador Roberto Rocha (PSDB) com 3,7% enquanto Maura Jorge (PSL) soma 2,1%. Os candidatos Ramon Zapata (PSTU) e Odívio Neto (PSOL) foram lembrados por menos de um por cento dos entrevistados.

Os brancos e nulos somam 6,6% enquanto que os entrevistados que não sabem ou não responderam chegou a 4,9.

Votos válidos

Quando analisados apenas os votos válidos, o governador Flávio Dino chega a 60% das intenções de voto contra 32,5% da ex-governadora Roseana Sarney. O senador Roberto Rocha atinge 4,2% enquanto Maura Jorge chega a 2,4%. Ramón Zapata e Odívio Neto não ultrapassaram a marca de 1%.

Segundo turno

A pesquisa também estimulou dois cenários de segundo turno e o governador Flávio Dino venceria a eleição em ambos.

Caso enfrentasse a ex-governadora Roseana Sarney, Flávio Dino aparece com 56,3% contra 30,8% da candidata. Com o número de brancos e nulos chegando a 8,2% e não sabem ou não responderam com 4,7%.

Contra Roberto Rocha, Dino foi citado por 63,3% dos entrevistados enquanto o senador teria 17,3%. Neste cenário, o número de brancos e nulos subiu para 13,1% enquanto os que não sabem ou não responderam chegam a 6,3%.

Rejeição

Entre os candidatos com maior rejeição para os entrevistados, a ex-governadora Roseana Sarney está na liderança com 47,1% das respostas, seguida por Roberto Rocha com 26,3% e Flávio Dino com 23,4%.

Maura Jorge foi citada por 19,5%, Ramón Zapata por 17,3% e Odívio Neto por 12,7%. Os entrevistados que não sabem ou não responderam chegam a 12,1%.

Senador

A pesquisa TV Guará / Econométrica também traz números do cenário para o Senado Federal com uma disputa bem apertada pelas duas vagas a disposição.

O líder de intenções de voto é o senador Edison Lobão (MDB) com 26,3% seguido de perto por Sarney Filho (PV) com 25,7%. A deputada federal Eliziane Gama (PPS) vem em terceiro lugar com 24% seguida do também deputado Weverton Rocha (PDT) com 20,5%. Zé Reinaldo (PSDB) também está próximo dos líderes com 18,1%.

O outro candidato do PSDB, Alexandre Almeida, tem 9,3% das intenções de voto seguido por Preta Lú (PSTU) com 2,2% e Samoel Campelo (PSL) com 2%. Saulo Arcangeli (PSTU) foi citado por 1,6% e Saulo Pinto (PSOL) por 1,4%. Iego Bruno (PCB) foi citado por menos de 1% dos entrevistados.

O número de votos em branco e nulo chegou a 30,7% e o dos que não sabem ou não responderam bateu a marca de 37,5%.

Aprovação

O Governo de Flávio Dino foi aprovado por 65,2% dos entrevistados contra 31,1% dos que não aprovam a sua gestão a frente do Maranhão. Apenas 3,7% não sabem ou não responderam sobre a aprovação do governo.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens