Fechar
Buscar no Site

PDT anuncia apoio a Maia e enfraquece bloco de oposição na Câmara

BRASÍLIA — Os deputados eleitos do PDT se reuniram neste sábado e decidiram apoiar a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara dos Deputados. Com isso, Maia já tem 12 siglas que declararam oficialmente o apoio a sua candidatura. Os demais são PSD, PPS, PSDB, PSL, PROS, PR, DEM, PRB, PSC, Podemos e Solidariedade.

O anúncio frustra a intenção do PSB. Diante do apoio do PSL a Rodrigo Maia, os deputados eleitos do PSB decidiram na semana passada que farão oposição à reeleição do presidente da Câmara. A direção do PSB esperava conversar com PCdoB e PDT na semana que vem para fechar um apoio conjunto a um nome de centro-esquerda, já que PSB, PDT e PCdoB fecharam um bloco parlamentar de oposição a Jair Bolsonaro no fim do ano passado.

— A maioria da bancada do PDT quer esse indicativo de apoio a Maia porque acha que ele vai ter uma posição independente. Combinamos de o André Figueiredo (PDT-CE), como líder do partido na Câmara dos Deputados, ter uma conversa com os outros partidos do bloco, PSB e PCdoB, na semana que vem — disse o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ao GLOBO.

Segundo deputados do DEM, as conversas com o PCdoB em torno da candidatura de Maia também estão caminhando bem. A adesão do PDT a Maia também atrapalha uma possível candidatura de Arthur Lira (PP-AL), que queria formar um bloco de oposição a Maia que uniria MDB, PTB e partidos da centro-esquerda, como PSB, PCdoB e PDT.

— O bloco de Maia se tornou o bloco do governo. Rodrigo fechou um acordo com o PSL sem discutir com ninguém que estava apoiando ele — diz Carlos Siqueira, presidente do PSB.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens